Nos longínquos tempos de manutenção ( bonito isso, hein) frequentemente chegavam até mim , aparelhos com o transformador danificado por ligação em 220V , estando chaveados para 110V . Naquela época desenvolvi este circuito e cheguei a instalar em vários equipamentos , principalmente em caixas amplificadas.
Atualmente as modernas fontes chaveadas dispensam este cuidado , mas ainda podem ser encontrados muitos equipamentos com chaveamento de tensão manual que podem ser ligados em tensão errada inadvertidamente. Segue o diagrama, muito simples por sinal :
Uma característica importante do circuito é o fato de que ele fica normalmente chaveado em 220V de forma que se houver uma falha no circuito, não haverá dano ao transformador controlado.
O transformador T1 deve obrigatoriamente ter o primário para 220V . Utilize para Z1 um zener de 1W e para R2 uma unidade de 5W. O transistor não necessita de dissipador e para o relé utilize um modelo que tenha contactos capazes de suportar a corrente do equipamento controlado.