sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Barreira de Infravermelho


   Esta montagem apresenta um sistema de barreira invisível utilizando o  espectro  infravermelho.  A ideia  deste circuito é colocar um transmissor de sinais infravermelhos e um receptor para estes sinais, alinhados e distantes um do outro . Quando um obstáculo, seja uma pessoa ou outro  objeto qualquer, interromper o feixe infravermelho, o receptor deverá  acionar um relé que comandará um alarme, uma central de comando  ou outros processos de automação ( cancelas, catracas, portões, ou sei lá mais o que, use sua imaginação).  Apesar da simplicidade o alcance é muito bom .




O transmissor está formado por duas portas do 4093 , R4, R7, C2 ,P1,  mais um transistor e o led IR. Aqui é preciso ajustar P1 até que o oscilador formado pela porta c trabalhe em cerca de 36KHz .
O receptor é formado pelos demais componentes .
Cuidado com o receptor de IR .  Existem diversos modelos com diferenças na pinagem , acho que já disse isto em outro post.






   Na montagem o led está colocado na placa , mas na realidade deve ser conectado através de um par de fios até a sua posição definitiva ,que dependerá totalmente do uso pretendido. 
   Depois de alinhado  o led IR com o receptor IR, ajuste P1 até que o relé atraque. O ajuste é fácil e deverá ser conseguido rapidamente. Em seguida coloque um obstáculo entre eles ( pode ser sua mão) e o relé deverá desligar . Se tudo ocorreu assim , parabéns e bom uso .


domingo, 14 de agosto de 2016

Alarme Para Portas e Janelas

    Temos aqui um circuito ultra simples que serve para monitorar ou controlar  a abertura de portas, janelas , vitrines , caixas , e tudo mais o que você imaginar. Pode servir também como aviso de chegada de clientes.
   Através de um interruptor magnético ( REED ) conjuntamente com um imã comum  , o equipamento detecta a abertura de uma janela, por exemplo, e aciona um aviso sonoro alertando uma possível invasão . Mesmo que seja imediatamente fechada , o sinal continua disparado por um período temporizado. 
   A montagem é simples e barata , assim é possível montar  um circuito para cada janela ou porta de sua casa. A eficiência deste circuito é impressionante e é praticamente impossível de ser burlado ( quando bem instalado , é obvio).
   Pra falar a verdade , alarmes deste tipo podem ser comprados a preços reduzidíssimos, mas qual a graça , não é mesmo?




    Abaixo , a aparência física de um  reed  comum  ( existem outros modelos ) para quem nunca viu :

  Observe que ele possui duas lâminas  bastante próximas entre si , porém que não se tocam . Quando se aproxima um imã , as lâminas são atraídas pelo campo magnético e se tocam fechando os contatos.
   Na instalação , fixe o imã na  porta ou janela e alinhe o reed de modo que o campo magnético dele  ( do imã , é claro ) mantenha os contatos internos do  reed  fechados .


   Muito cuidado na hora de dobrar os terminais do reed  . Eles são extremamente frágeis e facilmente quebram  o invólucro  de vidro . Existem também modelos já encapsulados , que são mais robustos mecanicamente:



Monitore Cargas Remotamente

  Como saber se uma lâmpada instalada na entrada da sua fazenda ou sítio está acesa sem ter que se deslocar até lá ? Este circuito pode ser a solução . Sua finalidade é monitorar , através de um led comum , o funcionamento de uma carga  AC qualquer, à distância do ponto de acionamento do comando. 
   Como não possuo sítio ( muito menos fazenda) utilizo este circuito para monitorar minha lâmpada do quintal , que fica em local não visível internamente.
    Observe pelo diagrama a extrema simplicidade:



   Aproveitamos a queda de tensão nos diodos ( cerca de 2,1 V ) , que ocorre  quando flui uma corrente por eles,   para acender um led  e assim indicar visualmente  que a carga está consumindo . Esta queda não influi  praticamente em  nada no funcionamento da carga.

   Como os componentes são poucos e as ligações simples nem placa seria necessária, mas de qualquer forma segue uma sugestão:




    Se for instalar dentro do interruptor de parede, procure isolar totalmente o circuito já que  tensões perigosas  estão presentes em todas as partes do circuito .