terça-feira, 14 de novembro de 2017

Alarme De Toque Para Maçaneta

    Você já pensou em transformar a maçaneta da sua porta em um eficiente alarme?  Simplesmente pendure a alça deste alarme na maçaneta da sua porta ( pelo lado de dentro é claro..) e durma tranquilo.
     Assim que alguém tocar a fechadura pelo lado de fora , um alarme sonoro é disparado afugentando o sujeito, ou pelo menos dando tempo de você tomar as providências cabíveis . A parte mais interessante é que o alarme disparará mesmo que o intruso esteja utilizando luvas. A única exigência é que a porta não seja toda de metal senão o circuito ficará disparado indefinidamente.




     A bobina é feita enrolando vinte voltas de fio esmaltado  20 AWG ( +/- 0,8 mm  de diâmetro)  em um lápis comum.  Raspe as pontas do fio e solde a bobina  no local indicado. 
    Para o loop de antena , faça uma argola com  20 cm de fio comum paralelo , junte as duas pontas e solde na posição indicada da placa.
    Para o buzzer utilize uma unidade para 9 V  e que já possua um  oscilador interno .
    Depois de tudo montado  conecte uma bateria de 9 V,  pendure o loop de antena na maçaneta  e ajuste o potenciômetro para que o circuito fique no limiar de disparo.   Mantenha a mão longe da maçaneta enquanto faz este  ajuste.
.

sábado, 4 de novembro de 2017

Simples Liga/Desliga Por Som

    Há algum tempo atrás  postei um circuito de Clapper ( liga/desliga com o som das palmas) bem eficiente. Mas vamos ser sinceros : não era lá dos  muito simples. 
    Existem n formas de se fazer um circuito sensível ao som  com n ao quadrado formas de  utilização . Esta forma que vou mostrar é realmente um dos modos mais fáceis de fazer . 
     Basicamente o que temos é um dispositivo que poderá acionar um equipamento eletroeletrônico qualquer  quando o microfone captar a vibração do ar provocado por uma batida de palma ( por exemplo) . Se uma nova batida for captada ocorrerá o desligamento do equipamento . Como é utilizado um relé , diferentes dispositivos podem ser controlados , como por exemplo  lâmpadas,  motores e alarmes . 






Utilizei SCR´s diferentes porque é o que eu tinha no momento . Tipos idênticos devem funcionar , somente lembre-se de usar resistores de gate do mesmo valor para ambos.
O capacitor C1 deve obrigatoriamente ser do tipo não polarizado.
O microfone é de eletreto comum e tem polaridade de ligação , que deve ser obedecida.
Cuidado com a identificação correta dos pinos do relé , ele é  importante no circuito e erros de ligação vão impedir o funcionamento correto.
No trimpot controlamos a sensibilidade e o ajuste é um pouco crítico portanto tenha paciência. Por falar em sensibilidade , devido à simplicidade do circuito , não espere que ele reaja ao tilintar  de uma moeda caindo numa taça de cristal.

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Sinalizador Para Interruptor

   Interruptores que possuem  luz piloto são ótimos para facilitar a localização da sua tecla de acionamento no escuro . Assim que a iluminação do local é desligada , uma pequena lâmpada se ilumina , ou pisca,   no painel do interruptor . Desta forma  podemos ter uma ideia de onde está o interruptor   no escuro e a chance de tropeçar  e ocorrer um  acidente ,  diminui  razoavelmente.
   Quando as lâmpadas incandescentes dominavam , os circuitos de sinalização eram  muito simples e se resumiam em  uma  associação de resistores/diodos/ led  em paralelo com os contatos do interruptor.  E isto funcionava muito bem.    Com o crescente uso das lâmpadas de baixo consumo ( leds e fluorescentes compactas ) um problema tornou-se aparente : a pequena corrente que atravessa o circuito do sinalizador é suficiente para carregar os capacitores internos destas lâmpadas . Quando estes capacitores atingem determinada tensão  ( geralmente  insuficiente para funcionamento normal da lâmpada ) , eles se descarregam gerando uma piscada rápida  e o ciclo se inicia novamente.  Assim , mesmo com o interruptor desligado ocorrem rápidos flashes na lâmpada  que são suficientes para incomodar ou ,dependendo da pessoa, assustar.
     Temos aqui uma solução alternativa para este inconveniente  . Este pequeno circuito  tem a mesma função de sinalização no escuro , mas é totalmente independente do interruptor de modo a não interferir no seu funcionamento.  Quando   a iluminação é desligada e o local ficar escuro, um  LDR detectará a situação e liberará um oscilador composto por apenas 4 componentes mais o led  indicador. Quando o local está iluminado a baixa resistência do LDR impedirá a carga do capacitor , inibindo a oscilação.





    Na instalação,  faça um furo no espelho do interruptor e deixe a superfície do LDR exposta de modo que ele possa captar a iluminação ambiente. A única desvantagem do circuito é a necessidade de usar uma pequena bateria de 3V .  Mas isto não será um grande problema  porque o consumo está na faixa de microampéres , o que fará a bateria durar muito tempo.