sábado, 14 de novembro de 2020

Sequencial Para Árvore De Natal

   Faltando pouco mais de um mês para o Natal é momento de montar e enfeitar a árvore, não é mesmo? Aqui vai um sistema eletrônico para comandar  as lâmpadas que ornamentam a árvore . O circuito, pasmem, não utiliza o CI 4017 e tem como diferencial a boa quantidade de efeitos que podem ser obtidos.  De fato,  com a utilização de apenas duas chaves alavanca e mais um push button podemos fazer as lâmpadas correrem para a direita, correrem para a esquerda, acenderem uma a uma e depois apagarem , acenderem duas a duas, acenderem três  a  três e se procurar dá pra achar outros efeitos. Com a correta disposição das lâmpadas os efeitos luminosos poderão ser espetaculares.





   O uso de relés permite o controle seguro de lâmpadas  de grande potência . Usar uma fonte externa estabilizada de 5V para alimentar o circuito .  O potenciômetro P1 ( esqueci de colocar o valor no diagrama, mas é de 1M) controla a velocidade do sistema .  Pressione o botão  Programação e escolha algum efeito . Quando soltar o botão , o efeito continuará automaticamente. Experimente mudar as posições das chaves e verifique o comportamento . Explore os efeitos.  E se algo der errado, pressione o botão clear para recomeçar.


sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Alarme de Parada Para Sistemas Rotativos

   Não sabia qual nome colocar para o título do post, então escolhi o mais próximo da função que ele exerce que é detectar a parada de um sistema rotativo. Este circuito foi utilizado a alguns anos atrás como parte de um sistema de automação de uma laminadora. O sensor deve ser instalado de forma a detectar a rotação de um motor ou de qualquer sistema  que esteja em movimento  e quando ocorrer a parada total devido a uma falha, o sistema alertará através de um led e um sinal sonoro ( que pode ser desativado por uma chave comum).



    No circuito foi utilizado uma chave óptica pois o objetivo inicial era sensorear ( ou será sensoriar?) um encoder, mas nada impede de utilizar um emissor e receptor separados o que permitirá, por exemplo, monitorar o funcionamento de uma esteira.  Abaixo o sensor utilizado:


 

O resistor R5 e o capacitor C3 juntos determinam o tempo em que a detecção ocorre após a parada total. Com estes valores ocorre a indicação após cerca de 3 segundos. Altere se desejar.



quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Tomada Automática

    O que acha de uma tomada mestre que pode controlar uma ( ou mais de uma )  tomada auxiliar?  Ou seja,  ligando ou desligando equipamentos conectados na tomada mestre, as outras auxiliares automaticamente ficarão energizadas ou não .  Um exemplo prático seria de, ao ligar um microcomputador automaticamente ligar a impressora ou qualquer outro  periférico . Pode-se conectar uma TV na tomada principal e com o controle remoto  ligar ou desligar outros dispositivos. Pensa aí , deve ter alguma utilidade.

 



   Para ajustar :  conecte um televisor  ( por exemplo) na tomada principal e, com ele em standby,  ajuste o timpot para que o relé fique desligado .  Agora ligue a TV através do controle remoto e verifique se o relé atraca. Repita os ajustes,se necessário, até que tudo fique  desta forma.  O aquecimento do resistor R1 será pronunciado, já que ele dissipa bastante potência e esta é uma das desvantagens  desta configuração circuital.