sábado, 20 de março de 2021

Jogo Do Palitinho Eletrônico

  O jogo do palitinho, porrinha ou  ainda purrinha, é considerado por muitos como o jogo oficial  ( se é que isto existe) dos botecos brasileiros . Por incrível que possa parecer o jogo continua ganhando adeptos ainda hoje, principalmente na hora de ver quem paga a conta da cerveja.  Provavelmente devido à simplicidade das regras e pouco material necessário. Acredite:  já joguei até com pedaços de graveto. 

  O objetivo é adivinhar quantos palitos  o seu adversário tem escondido na mão e somando com a quantidade que você tem na sua, dizer em voz alta a quantidade total da soma. Ganha quem acerta .Em algumas versões do jogo , a cada acerto o vencedor reduz 01 unidade dos seus palitos até zerar a sua quantidade.

   Podemos fazer uma versão eletrônica do negócio, informando em um display de sete segmentos a soma das teclas pressionadas por cada jogador.  Ideal para diversão ou também muito interessante em aulas de circuitos digitais , como exemplo de circuito somador.

   O CI 4008 ( um somador lógico ) faz a soma dos níveis lógicos presentes nas entradas  A e B e mostra o resultado nas suas saídas de 4 bits ( pinos 10,11,12,13). O 4511 recebe o código binário nas suas entradas e decodifica para hexadecimal no formato de display de 7 segmentos.

 

 

 



É preciso manter pressionada a tecla desejada, fora da visão do oponente é óbvio,  e logo após apertar o tecla que mostra o resultado. Se ninguém pressionar nada , será indicado o  " 0" que significa "lona"  na gíria do jogo.


 

sexta-feira, 19 de março de 2021

Luz Estroboscópica De Xenônio

 

Cuidado : efeitos estroboscópicos podem afetar pessoas fotossensíveis.


Quem tem mais de 40 anos certamente conhece a luz estroboscópica, aparato bastante comum em discotecas e  bailes dos anos 70 e 80. Os mais jovens ainda hoje podem observar o mesmo efeito , em menor escala, em vitrines ou decorações luminosas.  O chamado efeito estroboscópico é uma ilusão óptica  que ocorre quando uma fonte de luz pulsante ilumina um objeto em movimento , resultando na impressão de uma cena  ilusória causada pela forma com que o nosso olho processa as imagens.  Submetendo uma pessoa que esteja dançando ou gesticulando,  a flashes rápidos de luz , podemos criar a ilusão de movimentos interrompidos ou mesmo o aparente  congelamento total do movimento desta pessoa. Como se dizia antigamente:  " O efeito é da hora" .  

  
 
 O circuito em si não tem novidades, muito pelo contrário, em muitos circuitos modernos temos strobos ( assim que são conhecidos) que utilizam leds de alta potência no lugar da lâmpada de xenônio .  Este tipo de lâmpada é capaz de gerar pulsos de luz de grande intensidade quando o gás no seu interior ioniza. Para que isto ocorra é preciso utilizar tensões bastante altas em seus terminais , principalmente no terminal de disparo.  Neste ponto entra a função deste circuito.

Os componentes  R1,D1,D2,C1,C2 formam um dobrador de tensão para aumentar a tensão da rede a valores adequados ao funcionamento da  lâmpada.  Para o terminal de disparo a tensão deve ser ainda maior , então é utilizado um oscilador de relaxação formado pelos demais componentes , para a geração de pulsos no primário do transformador ,  que induzirão  pulsos de  tensão muito alta no secundário ,e por conseguinte, no terminal de disparo da lâmpada que passará a  emitir potentes lampejos.
  .
 
 
 


  Procure adquirir o transformador (ou bobina ) de pulso juntamente com a lâmpada de forma a garantir  perfeita  compatibilidade entre eles, além de evitar ter  que enrolar bobinas , o que convenhamos é um saco.  Se não for possível , uma bobina com 30 voltas de fio esmaltado 30 no primário e umas 1000 voltas de fio 44 no secundário, deverá funcionar. 
  Não existe isolamento da rede elétrica e como é preciso tocar em P1 para ajustar as piscadas , trate de  ficar esperto.