Testar um transistor fora do circuito é uma tarefa relativamente fácil . Entretanto com o transístor inserido em um circuito a tarefa já não é tão simples , já que as resistências envolvidas podem alterar as medidas levando à conclusões equivocadas sobre o estado do componente. Então, nada mais oportuno do que a montagem de um circuito capaz de verificar de uma forma geral o estado de um transistor bipolar, inclusive no circuito. O circuito mostrado a seguir indicará através de leds se o transistor está em condições de uso e ainda se é do tipo NPN ou PNP. Muito prático para transistores desconhecidos ou com o código apagado .
Um transistor PNP em bom estado fará com que o led verde pisque, enquanto um transistor NPN fará com que o led vermelho fique piscando. Um transistor com junção aberta fará com que os dois leds pisquem alternadamente e se o transistor estiver em curto ambos os leds apagarão. Muito simples e direto.
Uma rápida explicação do funcionamento:
O circuito integrado 4047 gera sinais com polaridade alternada em seus pinos 10 e 11, e com frequência determinada por C1 e R1 . A corrente flui pelos leds através de R4 o que faz os leds acenderem alternadamente de acordo com as polaridades apresentadas nas saídas.
Vamos supor que um transistor NPN ( por exemplo) seja conectado nos terminais E, B e C do circuito . Caso exista um curto entre coletor e emissor a corrente passa por R4 mas não pelos leds , que então se apagam.
Se o transistor estiver em bom estado, entrará em condução quando o pino 10 estiver em nível 1 e o pino 11 em nível 0, deixando o led verde curto-circuitado e portanto apagado. O led vermelho também estará apagado porque estará inversamente polarizado. Quando ocorrer a troca da polaridade entre os pinos 10 e 11, o transistor entrará em corte . Nesta situação o led verde continuará apagado já que agora estará inversamente polarizado ao passo que o led vermelho acenderá . O processo se repete indefinidamente ,com o led vermelho acendendo e apagando , indicando desta forma tratar-se de um transistor NPN em bom estado.
Para um transistor PNP o processo é o mesmo apenas invertendo o raciocínio.
Duas observações finais para testes em transistores instalados em circuitos:
Somente faça o teste com a alimentação destes circuitos desligada e caso indiquem curto, solte um dos terminais do transistor para confirmar . Se os leds continuarem apagados ele realmente estará em curto.