Para compreender a importância da água para os seres vivos, basta lembrar que sem ela não haveria vida neste planeta. Apesar da grande quantidade encontrada na natureza, não é possível o aproveitamento total de toda a água disponível e desta forma seu uso deve ser feito com consciência e inteligência. Desperdício está ( ou deveria estar ) fora de questão .
A eletrônica pode ajudar nesta tarefa, através do sensoreamento, monitoramento e controle dos níveis e da qualidade da água que temos à disposição para usar de alguma forma útil.
Uma das grandes dificuldades na parte de detecção da água está em utilizar sistemas em que não exista contato físico entre sensor e o líquido monitorado. Nos casos em que a oxidação e a corrosão do sensor não sejam problemas, a instalação certamente será um fator complicador.
Agora a solução proposta :
Temos um circuito sensor capacitivo hermeticamente fechado dentro de dois "caps" de PVC. Com este arranjo não haverá contato entre o circuito eletrônico e o líquido, ocasionando baixa manutenção e mantendo a qualidade da água. A instalação também será enormemente facilitada.
O acesso ao circuito será feito através de um cabo isolado de três vias , sendo dois fios para a alimentação e um de saída para a aplicação . Esta aplicação pode ser apenas um led indicador ou um relé para maior potência , que serão acionados quando houver o contato do liquido com a camada externa do PVC.
Este cabo deve ser suficientemente longo para ser inserido dentro do reservatório de água ( um exemplo de aplicação ) e chegar até o ponto de indicação .
Abaixo , o circuito.
Depois de montar e antes de selar o circuito , forre o fundo de um dos caps com o papel alumínio e ajuste o trimpot até que o circuito consiga detectar a presença de água por fora do material de PVC . O ponto de ajuste é bem fácil de alcançar. Agora é só colar um no outro cuidando para que não exista a possibilidade da água infiltrar.
Para detectar vários níveis é só repetir o circuito e fixá-los em diferentes posições no reservatório.