terça-feira, 29 de março de 2016

VU Bargraph

   Que tal montar um VU meter para incrementar seu sistema de som ,seja doméstico ou de carro? Esta sugestão é interessante pois não utiliza CI´s específicos nem componentes especiais.
 O VU de leds é um dispositivo que mostra visualmente a intensidade do nível de som em equipamentos de áudio. Apesar de ser utilizado na maioria das vezes  apenas pelo belo efeito visual que produz, é na verdade muito mais útil,  pois permite a análise da banda passante das faixas de áudio nos equipamentos de uma forma bastante intuitiva .
 A entrada do   circuito deve ser conectada em paralelo com os alto-falantes e o único ajuste é feito em P1 de forma que os leds acendam sequencialmente de acordo com as variações de intensidade sonora. Veja que o circuito não indica a potência de áudio (em Watt)  e sim sua variação de intensidade ( em dB ).




    No diagrama faltou o valor do capacitor eletrolítico C2 que vai à base do primeiro transistor. Como dá para perceber pela placa abaixo, seu valor é de 10uF .Utilize componentes com pelo menos 16V para os dois capacitores do circuito.



   Foram utilizados leds na cor vermelha, mas nada impede que sejam utilizadas outras cores . Neste caso ,provavelmente  deva ser preciso fazer ajustes no valor de algum resistor daqueles que ficam em paralelo com os leds.

domingo, 20 de março de 2016

Monte Um Amplificador de 25W

   Este amplificador oferece um áudio com baixa distorção e apresenta alta performance , podendo ser utilizado em sonorização ambiente ou para instrumentos musicais.  Pode fornecer até 30W de potência em carga de 8 ohms desde que a tensão seja aumentada para 30v. 
    Possui poucos componentes externos ,o que facilita enormemente a montagem  . Possui proteção témica  e contra sobrecargas o que é extremamente  desejável em qualquer amplificador. O dissipador é indispensável , já que em funcionamento  o Integrado  aquece bastante.
    Por ser um circuito bastante popular e possuir componentes baratos , resolvi testar e fiquei bem  satisfeito  com os resultados . De acordo com os meus ouvidos o som aparenta ser  Hi-Fi  , mas não fiz testes técnicos para comprovar.


    L1 é feita enrolando-se 10 voltas de fio de cobre esmaltado  de 0, 5 mm , sobre um resistor de 100 ohms por 2W , e soldando as pontas da bobina  nos terminais do resistor. De resto não há segredos , somente tome cuidado com a tensão de trabalho dos capacitores. Abaixo uma sugestão de fonte  que pode ser utilizada para o amplificador.


       E a aparência física do CI  com a identificação dos pinos,  para quem nunca viu...

                                                






sábado, 19 de março de 2016

Relé fotoelétrico ( interruptor crepuscular )


   Mais conhecido como fotocélula no mundo da elétrica , este dispositivo  agregará  conforto e economia de energia para sua casa ou  sua empresa .Sua função é ligar e desligar  dispositivos eletroeletrônicos automaticamente, de acordo com a iluminação  do    ambiente no qual está instalado.  O sensor utilizado aqui é um fototransistor , mas acredito que um LDR deverá funcionar sem problemas . Um detalhe importante é que o sensor não deve receber iluminação  direta da  própria lâmpada que comanda, se não ficará acendendo e apagando ciclicamente . Se corretamente instalado o circuito será insensível a variações bruscas de luminosidade, como  relâmpagos e faróis de veículos, podendo ser instalado ativando qualquer tipo de lâmpada ou equipamento,  já que utiliza relé no acionamento.