É bem comum motoristas desligarem , saírem e trancarem o carro só percebendo que deixaram os faróis acesos quando retornam . Frequentemente nestes casos a bateria fica descarregada . Aí só resta dar um tranco no motor (perigoso) ou uma chupeta ( vixi ). Veículos modernos emitem um alerta sonoro se você deixar as lâmpadas acionadas e abrir a porta, mas os mais simples não têm este recurso. Com o circuito mostrado a seguir este problema pode ser resolvido.
O funcionamento é o seguinte :
Com a ignição ligada , o inversor ( pinos 1,2 e 3) mantém o pino 5 em zero . Desta forma não importa o nível que esteja o pino 6 , Q1 estará em corte impedindo o oscilador de funcionar (bloco formado pelos pinos 12, 13 e 11). Assim o buzzer permanecerá silenciado. Além disto se os faróis estiverem desligados , não há alimentação para o circuito.
Agora ,se for desligada a ignição , o pino 5 irá a nível alto e aí sim o nível do pino 6 será importante. Desta forma estando os faróis ligados , haverá alimentação para o circuito, e se a porta for aberta, o inversor (pinos 8,9 e 10) injetará um nivel alto no pino 6 . Com tudo isto acontecendo, Q1 finalmente liberará o funcionamento do oscilador . O objetivo deste oscilador é gerar uma alternância do sinal do buzzer, que do contrário teria um som contínuo( bem irritante ).
Lembre-se de utilizar um buzzer ativo ( aquele que gera um som quando alimentado ) .
Como existe uma grande diversidade de instalações elétricas automotivas , pode ser meio chato para quem não gosta ou não quer mexer na fiação. Se for seu caso é simples : consulte um eletricista de automóveis.
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