O circuito ficou até melhorado em alguns aspectos , já que ganhou uma certa isolação da rede e eliminação de aquecimentos devido ao aproveitamento da reatância capacitiva na entrada do circuito, dispensando resistores de potência alta.
Agora , se a ideia for realmente simplificar , pode ser tentado o circuito abaixo . Mais simples , difícil...
Ola luiz, obrigado pela resposta rápida , eu montei o circuito mas nao deu certo, acho que queimou o optoacoplador , fiz um teste com o multimetro e está chegando 150V no pino 1 do acoplador, isso está certo ?, vou montar usando o relê é mais simles e tem o mesmo custo , mesmo assim obrigadao.
ResponderExcluirOlá Fábio, realmente o circuito do relé é mais simples, robusto e ainda permite acionar qualquer outro tipo de carga. Eu pessoalmente sou fã destes "dinossauros". Quanto ao outro circuito, não deveria ter uma tensão tão alta neste ponto . A tensão somente deveria subir aí se o capacitor estiver em curto ou o led do optoacoplador estiver aberto . Este setor ao redor do acoplador funciona por reatância capacitiva e é extremamente comum e funcional. Verifique se utilizou os valores corretos. Um capacitor de valor elevado danifica o led por excesso de corrente e um capacitor com tensão baixa de isolação pode entrar em curto. Abraço.
ResponderExcluirOi luiz eu revisei a montagem e instalei um soquete para o acoplador , funcionou direitinho :) agora vamos testar nos freezers, perguntas: o som do buzzer ficou meio baixo por causa das pilhas de 3V, posso usar uma bateria de 9v na mesma montagem ou tem que mudar os resistores, o rele de 220 v é muito caro achei reles de 12V por $5, como faço para abaixar a tensao com alguma segurança para nao queimar o rele
ResponderExcluirPode usar a bateria, desde que use um buzzer com tensão compatível. Na prática não precisa alterar os resistores. Segue link com um simples acionador de rele 12V com a tensão da rede: http://www.2shared.com/photo/XARa8spU/rel.html
ResponderExcluirSe for utilizar em 220 V reduza o capacitor para 680nF - 400V