Quando queremos saber se uma pilha está boa ou não geralmente conectamos as pontas de um voltímetro nos pólos positivo e negativo dela e verificamos se a tensão ainda está com pelo menos 80% da sua capacidade nominal . Com este procedimento podemos determinar se ela está ruim ( quando a tensão está excessivamente abaixo da nominal ), mas ainda não temos total certeza de que está boa. Somente poderemos afirmar que a pilha tem condições de uso , medindo sua tensão enquanto ela estiver sendo submetida a um dreno de corrente. O modo mais simples de fazer isto é colocando um resistor de valor adequado em paralelo com os terminais da pilha e em seguida verificar se a tensão se mantem dentro de uma faixa aceitável.
O circuito proposto faz exatamente isto : coloca um resistor em paralelo com a pilha e ao mesmo tempo mede a tensão que permanece entre seus terminais . Se ela estiver acima de 1 V um led se ilumina indicando sua boa condição. Se a tensão cair muito o led não acende e concluímos que a pilha esta esgotada e imprópria para a maioria das aplicações ( pode ser usada para calculadoras de baixo consumo ou circuitos do tipo ladrão de Joule, mas este não é o foco). Vejamos o circuito em toda a sua simplicidade:
O valor do resistor RX é determinado pelo tamanho e pelo tipo das pilhas , seguindo a tabela abaixo:
Independente do valor utilize unidades com potência de 2W , pois ele sofrerá aquecimento durante o teste.
Para a calibração , o ideal é dispor de uma fonte de alimentação regulável , mas na falta desta monte o circuito abaixo :
Para a calibração , o ideal é dispor de uma fonte de alimentação regulável , mas na falta desta monte o circuito abaixo :
Retire provisoriamente RX do circuito e conecte o circuito acima como se fosse uma pilha em teste . Ajuste P1 até que o led se ilumine , depois gire P1 em sentido contrário parando no exato ponto em que o led apague. Está feita a calibração com razoável precisão . Não se esqueça de recolocar RX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário