sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Ampulheta Eletrônica

   A ampulheta , ou relógio de areia , é um dispositivo bastante conhecido pela maioria das pessoas  e que era utilizada para medir ou marcar frações de tempo na antiguidade . Atualmente trata-se de mera curiosidade , mas ainda é muito utilizada como objeto de decoração. Tem para muitos um simbolismo místico  que representa o fluxo da vida se esvaindo lentamente e com a certeza da finitude (credo) . Deixando a parte sombria de lado , podemos construir uma versão eletrônica de ampulheta com um bonito efeito visual e que  pode  inclusive ser utilizada para fins de medição de tempo. 


    Ao se alimentar o circuito, os grupos 2, 4 ,6 e 8 de leds acendem . De acordo com o tempo ajustado no potenciômetro de 1M , estes grupos vão se apagando à medida que os grupos 1,3,5 e 7 vão se  iluminando. Ao final do ciclo,  todos os leds da parte inferior estarão iluminados , todos os da parte superior estarão apagados e o buzzer emitirá um sinal sonoro. Para reiniciar será preciso desligar , por um breve instante, a chave "inicia".
   Para que se obtenha o efeito desejado , os leds  precisam obrigatoriamente seguir a disposição mostrada abaixo .





Em tempo, se não conhece , aqui está a foto de  um modelo de ampulheta.




terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Color Organ


    Eram muito populares nos anos 70 e 80 , dispositivos que controlavam   lâmpadas coloridas que se iluminavam ao ritmo e  à frequência  do sinal de áudio aplicado à entrada. Tais circuitos eram conhecidos como luzes psicodélicas ou color organ. Existem diversos modos de se obter o efeito, sendo alguns bem simples e outros bastante sofisticados.  Este aqui , muito simples,  aciona leds coloridos e não necessita de conexão física à fonte sonora , operando através da captação dos sons via 03 microfones .   A ideia de utilizar um microfone para cada frequência  não é lá muito elegante , mas evita a necessidade de circuitos complexos de filtros passa banda . De fato,  apenas inserindo  capacitores em locais estratégicos , conseguimos que cada um dos circuitos reaja melhor a determinada faixa de frequência .






   
    A sensibilidade é muito boa , tanto que é necessário reduzí-la via  trimpots de ajuste. Usar leds de alto rendimento para melhor efeito. Abaixo uma visão do microfone de eletreto com identificação de terminais.








sábado, 14 de dezembro de 2019

Liga / Desliga Com 1 Transístor

   Normalmente o desempenho de um circuito eletrônico  é diretamente proporcional à sua complexidade. Mas temos exceções a esta regra e uma delas está aqui.  Com pouco mais de meia dúzia de componentes podemos montar  um circuito capaz de ligar e desligar equipamentos pressionando apenas um botão comum.

Nada mais a comentar ...


sábado, 16 de novembro de 2019

Simples Controle Remoto Infravermelho II

     Já mostrei aqui um controle remoto liga/desliga  simples , mas um tanto crítico quanto ao valor dos componentes . De fato , alguns resistores precisavam ser determinados experimentalmente , já que seus valores dependiam estritamente da sensibilidade dos relés utilizados. Este também era outro ponto negativo: eram utilizados 02 relés. Estes fatores fizeram com que algumas pessoas tivessem dificuldades em fazer o circuito funcionar corretamente.
     Temos aqui uma versão mais simples ainda  mas com funcionamento idêntico , podendo ser utilizado para os mesmos fins do circuito anterior .


    Veja que , ao contrário da outra versão, esta utiliza apenas um relé miniatura com 02 contatos reversíveis e quem faz a função biestável é o próprio 555 . Na sugestão de montagem abaixo temos o controle de uma lâmpada mas qualquer outro dispositivo pode ser acionado , respeitando-se os limites dos contatos do relé.





Este foi o sensor utilizado , mas qualquer outro deverá funcionar. Só faça a identificação correta dos pinos.

O relé é parecido com este modelo . Atente para a tensão da bobina  , que deve ser para 5Vdc. 

    Por falar em tensão , esta deve ser obrigatoriamente de 5V para que o sensor IR não se danifique . Não foi previsto um led indicador  . Se desejar é só conectar o led , com seu respectivo resistor , em paralelo com a bobina do relé da seguinte forma :













domingo, 10 de novembro de 2019

Efeito Sequencial Diferente

     Este sequencial é diferente tanto na concepção do circuito quanto no efeito final. Os leds vão acendendo em sequencia e quando todos estiverem iluminados , tudo se apaga voltando ao início. O  circuito é concebido a partir de temporizadores com intervalos diferentes. Assim o primeiro led acende ao se ligar a alimentação .Os leds seguintes vão se iluminando sequencialmente de acordo com o tempo definido pelos capacitores .



          O ajuste de ponto de funcionamento é feito no potenciômetro e podem ser alterados  os valores dos capacitores para modificar os tempos de acionamento  Lembre-se somente de utilizar valores proporcionais ou seja,  para  dobrar a velocidade temos que reduzir os capacitores pela metade.

sábado, 9 de novembro de 2019

Um Testador De 555

 Um dos circuitos integrados mais antigos  ainda muito  utilizado  é o famoso 555 . Seja em projetos práticos ou artigos teóricos, o contato com este espetacular ci  é obrigatório para qualquer pessoa envolvida com a eletrônica. Aqui temos um circuito muito útil para verificar o funcionamento dinâmico do componente.


Utilize um potenciômetro linear e também , obviamente, um  soquete para o circuito integrado.


 Para testar,  insira o integrado no soquete ( cuidado com a posição) e ligue a alimentação. Os leds piscarão alternadamente. O ajuste do cursor do potenciômetro deve causar uma variação nas piscadas . O próximo passo é pressionar o botão de reset , o que deve levar o pino 3 ao nível zero e manter apenas o led verde aceso enquanto o botão estiver pressionado.



sábado, 28 de setembro de 2019

Sirene De Ambulância

 Mais um efeito sonoro interessante para quem gosta  deste tipo de circuito .
Aqui não há novidades , trata-se de um oscilador relativamente lento baseado no conhecidíssimo 555  modulando um outro oscilador (de maior frequência  ) que utiliza  também,  é claro,  o  dito cujo.

sábado, 17 de agosto de 2019

Bomba Relógio

    Calma  que não sou nenhum terrorista . Trata-se de um simples jogo no qual o objetivo é cortar os fios coloridos na sequencia certa, para evitar o disparo do alarme depois de um tempo específico.

  Ao se ligar a chave "on/off " o circuito passa a contar o tempo . Por cerca de 1 minuto  o led piscará e o buzzer emitirá  tics  , simulando o som de um relógio . Ao final deste tempo o SCR será disparado e acionará o alarme. Para desarmar antes do disparo será preciso cortar os fios vermelho , azul e marrom . Se for cortado o fio cinza ou o fio amarelo , o disparo será imediato não importando se o tempo passou ou não.






terça-feira, 16 de julho de 2019

Mensagem Simples Em Display De Leds

    Escrever mensagens em um display de  leds e  sem utilizar  microcontrolador , pode ser feito de forma até que simples, desde que não seja um texto complexo e cheio de efeitos .
   Este circuito escreve em um display de 7 segmentos  a saudação " OLA" . Possui um efeito sequencial , de modo que será acionado o primeiro display com a letra O , depois acenderá o L e finalmente o A completando a palavra. Após isto, todos os leds se apagam e  o ciclo recomeça .





  É importante que o display seja do tipo anodo comum. Se quiser alterar a velocidade de acionamento ,  modifique o valor do resistor de 10 K ligado ao pino 7 do CI 555. 

domingo, 14 de julho de 2019

Antifurto Para Janelas e Vitrines Temporizado

      Uma versão temporizada do alarme mostrado em outro post. A ideia e o uso são exatamente os mesmos ,o seja, fixamos o sensor em uma superfície protegida por vidro e uma  vibração mais forte ocasiona o disparo de uma buzina ou sirene. A diferença é que o disparo será apenas por um  tempo pré-ajustado. A quebra do vidro deverá  surtir o mesmo efeito.



Fixe a cápsula piezo na superfície a ser protegida e ajuste o tempo de disparo em P1.  Utilize o elemento piezo sem encapsulamento como este abaixo.



Barreira Ultrassônica

    Uma barreira de radiações ultrassônicas , naturalmente inaudíveis aos nossos ouvidos e invisíveis aos nossos olhos ,  pode ser uma ótima maneira de proteger ambientes ou detectar a passagem de pessoas ou animais por determinado local. Ondas ultrassônicas  são refletidas facilmente por objetos e paredes e, desta forma,   podemos utilizá-los como parte do sistema. 
     A ideia é a seguinte:
   Colocamos um circuito emissor de ultrassom de um lado e , do outro lado , um  módulo receptor. Com os transdutores devidamente alinhados ou apontados para um local que produza reflexão das ondas , o dispositivo ficará monitorando a recepção dos sinais  . O receptor recebendo o sinal , manterá o alarme desligado . A presença de qualquer barreira que impeça o receptor de receber os sinais,  causará o disparo do alarme. 
  Abaixo o circuito do emissor :




Agora o receptor :


     Antes de utilizar é preciso fazer um pequeno ajuste . Alimente os dois circuitos . O alarme deverá soar . Coloque  o receptor em frente ao transmissor  e  ajuste cuidadosamente R2 até que o alarme silencie. Ao movimentar as mãos entre os circuitos o alarme deverá novamente disparar.
     Para quem não conhece , estes são os formatos mais comuns dos transdutores ultrassônicos.




















quarta-feira, 10 de julho de 2019

Alarme De Geladeira Aberta


   Que tal economizar e ,ao mesmo tempo,adicionar um grau de sofisticação ao seu refrigerador ? Se achou interessante ,considere então a utilização do circuito abaixo .


    Conecte a entrada do dispositivo aos contatos do suporte da lâmpada  . Em modo de espera  e com a porta bem fechada  , a luz estará desligada e o circuito inoperante .Quando a porta for  aberta , a luz interna acenderá e o circuito será também acionado, emitindo  um som intermitente . Se a porta for aberta por curtos intervalos de tempo o capacitor C3 não tem tempo de se carregar e o temporizador não aciona . 
   Mas se a porta permanecer aberta por mais de 1 minuto   o capacitor terá tempo de carregar totalmente e acionar o circuito de alerta . Devido ao uso de um led pisca , teremos o som do buzzer modulado no mesmo ritmo das piscadas  , simplificando as coisas.
   

                              Uma coisa muito importante:




   Este circuito não deve, em hipótese alguma , ser instalado sem uma caixa plástica de proteção pois não há isolamento da rede elétrica .  Se possível instale dentro do compartimento da lâmpada que normalmente é bem protegida. Sugiro utilizar uma placa de circuito bem compacta para facilitar a acomodação.




























terça-feira, 9 de julho de 2019

Microfone Sem Fio

  Considero a rádio freqüencia como o estado da arte da eletrônica . É  fantástico como se pode enviar dados pelo espaço sem utilizar um meio físico. Quando  a transmissão é de sons como a voz ,  não há palavras para descrever.
   Apresento um pequeno transmissor que opera na faixa de FM e pode ser utilizado como microfone sem fio para palestras , atividades de laboratório ou mesmo para  simples diversão. O uso de um FET na etapa osciladora garante uma boa estabilidade , sofrendo menor desvio de freqüência com a aproximação de partes do corpo  na antena .




 O alcance é de cerca de 30 metros , compatível com a simplicidade do circuito  e suficiente para o fim a que se destina . A bobina é formada por 6 voltas de fio esmaltado de 18 a 22 AWG  utilizando um lápis comum como forma ( que depois deve ser retirado)  .  Esta bobina deverá  possuir uma  derivação central . 




 L2 e L3 são  micro choques que devem ser adquiridos prontos.  Veja dois modelos possíveis abaixo.





 CV1 é um trimmer comum   .  Eu usei um na cor amarela,  que tem um valor máximo de 60pF.  

Trimmers de porcelana  também funcionarão perfeitamente , mas vai ser  mais difícil de  achar. 


As conexões do FET precisam , é claro , serem  respeitadas:



  O único ajuste necessário é através de CV1 para um ponto em que não existam estações operando na sua região . Se não  conseguir  sintonizar na faixa de 88 a 108 Mhz , faça alterações na bobina , aumentando ou diminuindo o número de espiras. Utilize pilhas ou baterias para não ocorrer ruídos durante a transmissão e divirta-se .






quarta-feira, 5 de junho de 2019

Automático Para Bomba D' água Com Proteção

   Instale este equipamento em seu sistema de abastecimento de água e fique tranqüilo para executar outras atividades . O circuito detecta quando o reservatório   chega a um nível de abastecimento crítico e aciona automaticamente o motor da bomba d'água.  Desta forma  o reservatório vai se enchendo novamente e , quando o nível chega  a um máximo  pré-determinado , o circuito desliga o motor . Até aí tudo funciona como um automático comum.  O diferencial está num circuito que detecta a ausência de água no cano de entrada  do reservatório. É feito um monitoramento na tubulação de entrada  e a  bomba é desligada automaticamente se não entrar água depois de um tempo pré -determinado. Este tempo pode ser ajustado alterando o valor de C1. 



  O posicionamento dos sensores deve ser respeitado para que tudo funcione corretamente. Para garantir a confiabilidade deste circuito utilize barras de grafite como sensores  , assim evitamos oxidações e outros problemas que acontecem em circuitos deste tipo ( do tipo que utiliza a condutividade da água ) .  Aquelas "escovas" de máquinas elétricas  devem funcionar perfeitamente para esta função.  O integrado utilizado é CD 40106 e o relé deve suportar a corrente exigida pela bomba .
   Segue sugestão de placa:




























domingo, 2 de junho de 2019

Antifurto Para Janelas e Vitrines

   O diferencial deste dispositivo é o sensor, que é  formado por uma cápsula piezoelétrica . Fixada mecanicamente na janela ou vitrine( pelo lado de dentro é claro) ela capta as vibrações geradas por qualquer tentativa de arrombamento .


    Os sinais captados  são então  tratados corretamente para que possam ser  utilizados para acionar uma sirene através de um  SCR  (que serve aqui para manter a sirene disparada). Para silenciar a buzina basta uma ligeira pressão no botão de reset.
    Faltou  mencionar  que as duas portas NAND são formadas por um  CD 4093.








sábado, 1 de junho de 2019

Liga / Desliga Com Um Botão

      Não há o que falar , o título já diz tudo. Este circuito foi utilizado para acionar o farol de milha de um Vectra que eu tive.


     Os valores de R1 e R2 são críticos e dependem totalmente do tipo de relé utilizado. Ou seja ,  dependendo da sensibilidade do relé pode ser preciso pequenas alterações no valor de um ou dos dois. Mas uma vez determinados os valores ,  os acionamentos  são  perfeitos.

Detector De Dinheiro Falso

      Veja que equipamento interessante . Ele é ideal para ser utilizado em eventos, para a verificação da autenticidade de convites e ingressos, identificação de nota falsas e documentos, cartões de crédito  e visualização de manchas em qualquer superfície invisível a olho nu. 
    O principio de funcionamento é baseado  na emissão de luz na faixa do ultravioleta .
Iluminando o dinheiro ou documento é possível ressaltar pormenores e a linha d'agua que são invisíveis com iluminação natural.



   O circuito é formado por um pequeno inversor que alimenta uma lâmpada do tipo "luz negra" capaz de emitir radiação na faixa do  ultravioleta . 
    Este circuito é mostrado a título de conhecimento  já que acredito ser  possível obter os mesmos resultados com os modernos leds ultravioleta.  Se quiser dispensar o prazer da montagem e simplesmente ter um circuito utilizável , é só ver abaixo.







Sirene De Polícia

   Uma sugestão de sirene  para o alarme setorial  mostrado anteriormente. Trata-se de um circuito que imita as sirenes de polícia alemã.  A potência de saída é considerável  e poderá ser ouvida a grande distância.
    Instale um pequeno dissipador de calor no TIP122 e não alimente o circuito com mais de 15V. Use também um alto- falante de, no mínimo, 20W .

Alarme Setorial

   Você deve ter notado que a freqüencia das postagens estão bem reduzidas  . Esta não é ,de longe, minha atividade principal , e outras prioridades estão tomando  o meu tempo. Dentro das possibilidades gostaria de continuar mostrando montagens simples ou relativamente  simples que já realizei antes ou que já vi funcionando. Então  a partir daqui não mostrarei mais as sugestões das placas  de modo que facilite os posts pra mim. Vamos lá então.
 Este é o diagrama de um alarme setorial com indicação digital.






   Funciona assim :
 Quando um dos sensores abrir devido a uma invasão , o display indicará visualmente se foi disparado o sensor 1 , 2 ou 3 . Ao mesmo tempo o relé atracará disparando um dispositivo de sonorização como uma sirene, por exemplo. O botão de pânico dispara imediatamente o alarme , mesmo que nenhum sensor seja violado . Depois de disparado,  é preciso desligar momentaneamente a alimentação do circuito para voltar à situação inicial.
 Os sensores são do tipo NF (normalmente fechado) podendo ser um conjunto de reed switches com seu respectivo imã  ou então formado por interruptores comuns.







domingo, 3 de março de 2019

Labirinto Eletrônico

   Um jogo eletrônico qualquer é um ótimo passatempo, não importa a ocasião. Monte este simples aparelho e tenha diversão garantida naquelas festas chatas em que você gostaria de estar no sofá da sua  casa .




    Monte o caminho sinuoso com fio de cobre grosso desencapado ou qualquer outro arame  que seja condutivo . Faça a argola do mesmo material . O objetivo do jogo é passar a argola por dentro do caminho sem deixar encostar um  no outro. Cada vez que deixarmos encostar a argola no caminho de metal , deverá acender , um a um , os  leds.   No primeiro toque acenderá o led 1, no segundo toque estarão acesos os leds 1 e 2 , um terceiro toque deixará os três leds iluminados e ao final do quarto toque será disparado um alarme. Para silenciar o alarme e jogar a próxima rodada , somente desligando e religando o circuito.
   O único detalhe importante é com relação ao buzzer que deve ser  de 9V  e possuir oscilador interno.