Considero a rádio freqüencia como o estado da arte da eletrônica . É fantástico como se pode enviar dados pelo espaço sem utilizar um meio físico. Quando a transmissão é de sons como a voz , não há palavras para descrever.
Apresento um pequeno transmissor que opera na faixa de FM e pode ser utilizado como microfone sem fio para palestras , atividades de laboratório ou mesmo para simples diversão. O uso de um FET na etapa osciladora garante uma boa estabilidade , sofrendo menor desvio de freqüência com a aproximação de partes do corpo na antena .
O alcance é de cerca de 30 metros , compatível com a simplicidade do circuito e suficiente para o fim a que se destina . A bobina é formada por 6 voltas de fio esmaltado de 18 a 22 AWG utilizando um lápis comum como forma ( que depois deve ser retirado) . Esta bobina deverá possuir uma derivação central .
L2 e L3 são micro choques que devem ser adquiridos prontos. Veja dois modelos possíveis abaixo.
CV1 é um trimmer comum . Eu usei um na cor amarela, que tem um valor máximo de 60pF.
Trimmers de porcelana também funcionarão perfeitamente , mas vai ser mais difícil de achar.
As conexões do FET precisam , é claro , serem respeitadas:
O único ajuste necessário é através de CV1 para um ponto em que não existam estações operando na sua região . Se não conseguir sintonizar na faixa de 88 a 108 Mhz , faça alterações na bobina , aumentando ou diminuindo o número de espiras. Utilize pilhas ou baterias para não ocorrer ruídos durante a transmissão e divirta-se .
Nenhum comentário:
Postar um comentário