segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Cara Ou Coroa

   Para iniciantes que nunca se arriscaram a montar projetos com circuitos integrados eis aqui uma ótima oportunidade para começar . Trata-se da versão eletrônica do famoso jogo do cara ou coroa.  Ao invés de se utilizar um botão de pressão para efetuar o sorteio , foi inserido um sensor de vibração porque aqui a ideia é, literalmente,  jogar  a "moeda " para cima. Para tanto é preciso que a montagem final seja a mais robusta possível para que possa aguentar o tranco. Se, no entanto, esta característica não for desejada ou não for adequada   pode ser utilizado um push button comum no lugar do sensor.

 

     Depois de tudo montado e alojado numa caixa plástica resistente, vamos ao teste.  Faça a escolha entre cara (verde ) ou coroa ( vermelho) ,  jogue o circuito para o cima e o segure quando cair. Sem qualquer chance de previsão , um dos leds deverá permanecer aceso indicando qual escolha foi a vencedora.
 

 

sábado, 26 de setembro de 2020

Tiro Ao Alvo Melhorado

   Vamos acrescentar alguma melhoria no tiro ao alvo postado antes.  O sistema de disparo continua o mesmo mas o alvo foi totalmente reprojetado e agora temos um efeito audiovisual mais interessante. Agora quando o laser atinge o LDR na mosca , é emitido um sinal sonoro por três vezes e , ao mesmo tempo, o led piscará na mesma freqüencia.





sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Tiro Ao Alvo Eletrônico

   Não consegui visualizar uma utilidade séria para este dispositivo , mas sem dúvida ele pode proporcionar bons momentos de diversão em festinhas infantis.  O objetivo é universalmente conhecido e resume-se em acertar um "tiro" na mosca de um alvo.  A parte mais atraente do circuito ( talvez não para alguns...) é o fato de não se utilizar um projétil comum na munição e sim um feixe de laser .


 

 
   O mais complicado vai ser a parte mecânica da coisa , principalmente da pistola de tiro . No entanto pode ser utilizada soluções prontas (com adaptações é claro) como uma pistola de cola quente .
 
 
 
Sugestão de alvo

    Aponte a "arma" para o alvo e pressione o gatilho . Um breve pulso de luz será emitido e se acertar na "mosca" ( onde está o LDR ) o led indicador do alvo se iluminará. 
Dependendo da luz ambiente  o SCR pode disparar direto acendendo o led acidentalmente. Se for o caso reduza o valor de R3.

 



 

 






domingo, 20 de setembro de 2020

Indicador De Falha Na Alimentação

     O indicador aqui descrito detectará a interrupção momentânea na alimentação de um circuito qualquer e acenderá um led vermelho quando a tensão se restabelecer , indicando o ocorrido. Depois disso é só pressionar o botão de rearme  e o circuito estará pronto para nova detecção.





Os fios positivo e negativo do circuito devem ser conectados na alimentação  do dispositivo a ser monitorado. O valor de R4 depende da tensão de alimentação sendo 330R  para 5V e 2K2 para 24V.


sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Um Simples Detector De Metais


   Quer ficar rico procurando ouro? Então este circuito não é pra você .Não é que não funcione , mas como se trata de configuração muito simples , o alcance de detecção é bastante reduzido, chegando a um máximo de 5 cm. Mas isto não significa que seja total perda de tempo sua montagem. Afinal existem muitas situações em que o circuito poderá será útil ,  mesmo que seja apenas por diversão. 


    A parte mais chata é a confecção da bobina , mas não tem segredo : enrole umas 100 voltas de fio de cobre esmaltado ( 20 a 30 AWG ) em um tubo de 5 cm de diâmetro , retire do tubo, desencape as pontas e voilà. Veja a bobina que fiz para testes. 

 


    Usei um diodo de germânio para D1 , mas o 1N4148 deverá funcionar .  Ajuste P1 até o ponto em que o buzzer fique em silêncio , depois coloque a bobina próxima a uma moeda e  o buzzer deverá emitir um sinal sonoro . Afaste a moeda e o som cessará . Depois, ajuste  P2  para máxima sensibilidade , ou seja,  para a maior distância de detecção possível. Utilizar um buzzer ativo  ( estes que apitam quando alimentados ).

domingo, 13 de setembro de 2020

Ignição Eletrônica Assistida

  A paixão por veículos antigos que marcaram épocas tem um nome :  Antigomobilismo.
 Se você é um feliz proprietário de uma destas pérolas este circuito pode lhe interessar.  Trata-se de uma ignição eletrônica transistorizada  que pode proporcionar  algumas vantagens em relação ao sistema tradicionalmente instalado nestes modelos . 
  



  Na realidade  o que este  sistema faz é reduzir drasticamente a corrente que passa pelo platinado, aumentando  consideravelmente a sua durabilidade. Normalmente o platinado trabalha com alta corrente passando pelos seus contatos , o que gera oxidações e desgastes prematuros . Fazendo estas comutações via transistor eliminamos estes problemas e conseguimos um funcionamento uniforme do motor com queima mais completa de combustível, o que reflete em mais eficiência com menor consumo real.  
    Trata-se de um circuito bem convencional mas que tem algumas particularidades interessantes. O resistor  R1 é responsável pelo valor da corrente de limpeza dos contatos do platinado.  No circuito a chave S1 tem a função de alternar entre os modos de trabalho. Se por qualquer motivo  a ignição parar de funcionar simplesmente volte para a posição convencional .  O led deve ser fixado no painel em algum local visível e  será responsável pela indicação do modo de funcionamento.




    Esta placa é apenas uma ideia de como devem ser feitas as conexões,  mas o ideal é que o transistor de potência seja fixado a um dissipador através de fios grossos e que para os relés sejam utilizados modelos automotivos como este abaixo.

Rele Dni 0140 Rele Auxiliar Universal 5 Pinos Voltagem 12v - R$ 16,00 em  Mercado LivreRELÉ AUXILIAR 40A 24V 5 PINOS C/SUPORTE em São Paulo

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Detector De Cabo Energizado

     Como saber se um cabo está energizado em média tensão, sem medir e nem levar um choque? Aqui uma  solução barata.
     Devemos apenas aproximar o fio sensor no cabo a ser investigado  e se este estiver energizado , o led acenderá , indicando o fato. Também pode ser utilizado para localizar encaminhamento de cabos de energia embutidos em paredes .



        O trimpot  P1 ajusta a sensibilidade geral do circuito , de modo a minimizar as interferências do ruído elétrico ambiente.
        Utilize fio isolado para o sensor e jamais encoste diretamente em fio ou ponto sob tensão.