A paixão por veículos antigos que marcaram épocas tem um nome : Antigomobilismo.
Se você é um feliz proprietário de uma destas pérolas este circuito pode lhe interessar. Trata-se de uma ignição eletrônica transistorizada que pode proporcionar algumas vantagens em relação ao sistema tradicionalmente instalado nestes modelos .
Na realidade o que este sistema faz é reduzir drasticamente a corrente que passa pelo platinado, aumentando consideravelmente a sua durabilidade. Normalmente o platinado trabalha com alta corrente passando pelos seus contatos , o que gera oxidações e desgastes prematuros . Fazendo estas comutações via transistor eliminamos estes problemas e conseguimos um funcionamento uniforme do motor com queima mais completa de combustível, o que reflete em mais eficiência com menor consumo real.
Trata-se de um circuito bem convencional mas que tem algumas particularidades interessantes. O resistor R1 é responsável pelo valor da corrente de limpeza dos contatos do platinado. No circuito a chave S1 tem a função de alternar entre os modos de trabalho. Se por qualquer motivo a ignição parar de funcionar simplesmente volte para a posição convencional . O led deve ser fixado no painel em algum local visível e será responsável pela indicação do modo de funcionamento.
Esta placa é apenas uma ideia de como devem ser feitas as conexões, mas o ideal é que o transistor de potência seja fixado a um dissipador através de fios grossos e que para os relés sejam utilizados modelos automotivos como este abaixo.
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