domingo, 13 de setembro de 2020

Ignição Eletrônica Assistida

  A paixão por veículos antigos que marcaram épocas tem um nome :  Antigomobilismo.
 Se você é um feliz proprietário de uma destas pérolas este circuito pode lhe interessar.  Trata-se de uma ignição eletrônica transistorizada  que pode proporcionar  algumas vantagens em relação ao sistema tradicionalmente instalado nestes modelos . 
  



  Na realidade  o que este  sistema faz é reduzir drasticamente a corrente que passa pelo platinado, aumentando  consideravelmente a sua durabilidade. Normalmente o platinado trabalha com alta corrente passando pelos seus contatos , o que gera oxidações e desgastes prematuros . Fazendo estas comutações via transistor eliminamos estes problemas e conseguimos um funcionamento uniforme do motor com queima mais completa de combustível, o que reflete em mais eficiência com menor consumo real.  
    Trata-se de um circuito bem convencional mas que tem algumas particularidades interessantes. O resistor  R1 é responsável pelo valor da corrente de limpeza dos contatos do platinado.  No circuito a chave S1 tem a função de alternar entre os modos de trabalho. Se por qualquer motivo  a ignição parar de funcionar simplesmente volte para a posição convencional .  O led deve ser fixado no painel em algum local visível e  será responsável pela indicação do modo de funcionamento.




    Esta placa é apenas uma ideia de como devem ser feitas as conexões,  mas o ideal é que o transistor de potência seja fixado a um dissipador através de fios grossos e que para os relés sejam utilizados modelos automotivos como este abaixo.

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