O avanço da tecnologia permitiu a criação de aparatos destinados à segurança eletrônica de forma bastante acentuada. Temos hoje acesso a sistemas de alarmes sem fio , biometria, sensores de intrusão, portões eletrônicos, câmeras de monitoramento wireless e por aí vai. Pensando em sistemas de segurança um pouco mais simples, existem as chaves de código como esta apresentada aqui, onde é preciso digitar uma sequencia de teclas de forma específica para liberar o funcionamento de um equipamento qualquer. O circuito possui algumas características interessantes como a possibilidade de modificar o código facilmente e uma etapa de potência capaz de comandar diversos equipamentos . Além da dificuldade em se descobrir a sequencia correta já que o número de combinações é enorme, ainda será preciso digitar em um intervalo de tempo determinado para que o circuito não se reinicie do zero.
Para utilizar o primeiro passo é a programação. Neste exemplo o primeiro dígito será o 6 , o segundo será o 3 , o terceiro será o 9 e o quarto será o 4 . A senha será então 6394.
Os dígitos 0, 2, 5,7 e 8 são de reset e o tempo será o 1.
Feita a programação , o uso é imediato. Pressione a tecla tempo ( 1 ) e em seguida a sequencia numérica programada . Ao final disto o relé deverá atracar e o led acender. Qualquer outra tecla pressionada apagará tudo o que foi feito, precisando recomeçar todo o ciclo. Se demorar muito para digitar a senha o circuito também volta ao estado inicial. Observe que o circuito não trava, ou seja , passado o tempo da temporização o relé desarma esperando novo procedimento de acionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário