Chuveiros eletrônicos são versões modernizadas e melhoradas dos chuveiros elétricos tradicionais. De fato utilizando circuitos eletrônicos podemos ter um controle melhor da temperatura através do ajuste de potência aplicada ao elemento de aquecimento ( resistência). Normalmente circuitos destinados a este fim são baseados nos chamados dimmers que, pelas suas características, possuem deficiências que precisam ser consideradas. Considero como principal deficiência o fato de não serem isolados da rede elétrica ,expondo o usuário a choques que podem ser fatais . Aliado a isso, geram muito ruído na rede e seus componentes danificam com relativa facilidade, notadamente o potenciômetro de ajuste, elemento por onde passa uma corrente que pode ser bastante elevada.
Saiba que é possível eliminar estes problemas e controlar a potência do chuveiro por outro meio que não seja o controle de fase. Ao invés de controlarmos a energia atuando sobre o ponto de disparo em cada semiciclo da rede, podemos simplesmente fazer com que a carga fique alimentada apenas por breves intervalos de tempo e desta forma conseguir uma redução na potência média final. Por outro lado, se a carga ficar alimentada por um intervalo de tempo maior, maior será a potência final.
Veja o circuito em toda a sua simplicidade:
O Triac deverá conduzir uma corrente muito alta , por isto os fios devem ser bem grossos. Por este motivo também, ele deve ser montado num excelente radiador de calor, já que também deve aquecer bastante. As trilhas maiores da placa devem ser reforçadas com solda para suportarem a corrente que passará por ela.
Veja que temos isolamento total entre o comando e a parte de potência que efetivamente controla chuveiro o que, no final das contas, dá maior segurança para o usuário final. Se usar outro tipo de Triac , cuide para que a aleta de dissipação seja isolada do terminal central , para que não haja risco de choque se alguém tocar no dissipador que deverá ficar fora da caixa.
A bateria deverá durar bastante já que quando não estiver em uso, é só desligar através da chave conjugada ao potenciômetro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário