Sistemas que utilizam motores , transformadores e circuitos trifásicos podem ser facilmente danificados se faltar uma das fases. Um motor trifásico, por exemplo, continuará rodando até queimar, se estiver trabalhando com apenas duas fases. Existem comercialmente os chamados relés falta de fase que tem a função de desligar tais circuitos quando houver alguma fase faltante ou outras anomalias na rede elétrica. São equipamentos bastante confiáveis e é fortemente recomendado que sejam utilizados na proteção de equipamentos.
Apesar de ser possível montar circuitos capazes de cumprir bem esta função, vamos começar pequeno , fazendo um simples indicador visual para quando estiver faltando uma ou mais fases. A indicação se dará através de um um led piscando em ritmos regulares, quando houver alguma falha.
Olha que simplicidade .
A rede formada pelos diodos, resistores e capacitores conectados às três fases, fazem a retificação e adequação para os níveis suportados pelas portas U1, U2 e U3 do CI 4093, que aqui atuam como simples inversores. Assim , na presença das três fases , temos uma tensão CC na entrada dos inversores.
Estando as entradas de U1, U2 e U3 e em nível alto, as saídas ( pinos 3, 4 e 10 ) estarão em nível baixo. Assim D4 a D7 estarão inversamente polarizados. Nesta situação R7 impedirá que a última porta do CD4093 ( U4 ) oscile e o led estará apagado.
Se uma fase faltar, a saída da porta atrelada a esta fase irá a nível alto , positivando através do seu respectivo diodo, o pino 12 do 4093. Neste momento, Voilà, eis que o oscilador é liberado e o led começa a piscar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário