quarta-feira, 20 de abril de 2022

Jogo do Desarme a Bomba

  Agora chega de moleza e vamos montar um circuito um pouco mais elaborado.  Mas nada que torne a montagem impossível de ser realizada por qualquer interessado, ainda que seja iniciante e não tenha  os dedos suficientemente tostados no ferro de solda.

  Imagine que você acordou dentro de um quarto fechado e na sua frente tem um pacote com alguns fios à mostra em  cores diferentes. Observando com  atenção você percebe um cronômetro em contagem regressiva ao mesmo tempo em que ouve um tic-tac bastante suspeito. Você não tem dúvida que se trata de uma  bomba relógio. Sua missão: cortar os fios corretos para impedir que a bomba exploda antes da contagem chegar a zero.

   No nosso caso, felizmente muito menos desesperador, temos um circuito com as mesmas características descritas  acima, só que totalmente inofensivo já que não existe nenhuma bomba de verdade . O objetivo é impedir que soe um alarme , ou na pior situação , que  um jogador leve um choque elétrico após o tempo se esgotar.  A sua missão continua a mesma:  cortar os fios corretos para impedir que desta vez um  alarme dispare.

  Para quem está em dia com a eletrônica digital, a configuração não apresenta novidades. Apenas foi acrescentada  algumas particularidades , de forma a obter o comportamento desejado.

    Clique na imagem para ver em detalhes

 

 

 

   Abaixo uma sugestão para a placa . Aviso que não foi totalmente revisada,  então se for utilizar faça uma conferência.  Inclusive , acabei de perceber que esqueci de colocar o circuito de tic-tac formado por R6, Q2 e o buzzer. Como isto não afeta o funcionamento geral, deixei assim mesmo.

    Qualquer outro erro mais grave é só informar nos comentários que  faço a correção e posto aqui.






    Observando o diagrama esquemático dá pra ver que existem fios que explodem , congelam e aceleram a contagem . E o desarme só ocorre se todos os três fios " desarma" forem cortados .
Se desejar dificultar um pouco mais a vida do jogador,  pode fazer várias combinações de fios, ligando dois ou três em série ou em paralelo para as outras funções. 
     
    Para incrementar o jogo, use como castigo um circuito que aplique uma PEQUENA descarga elétrica (vulgo choque) no participante. Procure no blog, deve ter algum circuito que atenda.

    Com alguns tubos de PVC cortados , pintados  e fixados com fita isolante dá pra conseguir um aspecto bem interessante para o dispositivo no final . Uma parte que precisa ser melhorada é o sistema de conexão dos fios, afinal  é bem inconveniente ter que remendar os fios todas as vezes que forem cortados.


terça-feira, 12 de abril de 2022

Provador de Continuidade

   Não se deixe iludir pela simplicidade deste circuito, ele pode ser extremamente útil. Com ele será possível fazer testes em diodos , leds , fusíveis, bobinas, localizar curto em trilhas de circuito impresso, identificar fiação elétrica em veículos , máquinas e instalações elétricas. Tudo isso é feito através de uma simples indicação audiovisual , livre de enganos.

    Ao se conectar as pontas de prova entre dois pontos , se a resistência apresentada entre eles estiver abaixo de aproximadamente 100 ohm , um led acenderá, ao mesmo tempo em que será ouvido um nítido apito.


 

 Tão simples que pode ser feito sem placa de circuito. Apenas instale em uma caixa apropriada .



                    O uso é ígualmente simples. Veja dois exemplos:

 

                   1-  Teste de diodo

          2 - Localização de cabo em instalação elétrica:



segunda-feira, 4 de abril de 2022

Fechadura Com Senha Usando Apenas 1 Tecla

   São muitos os circuitos de senha eletrônica encontrados em sites ou revistas, mas via de regra todos utilizam várias teclas ( ou um teclado completo) para inserção dos dados de entrada. Apesar da segurança ser considerável,  a instalação de um teclado acessível e seguro é dificultada.

  Nesta ideia será utilizado apenas um botão, que deverá ser pressionado tantas vezes quanto for necessário para acionar a carga. Desta forma a instalação é grandemente facilitada , já que será preciso apenas um furo para o botão.  Mas calma que a coisa não é tão fácil assim . Algumas funcionalidades foram acrescidas para dificultar o acionamento por parte de pessoas não autorizadas. Entenda:

    No circuito mostrado, a programação está para quatro pressionamentos. Ao se ligar o circuito, o led Standy by acende indicando que o circuito está pronto.  Agora podemos começar a inserir o "código " . Após três acionamentos do botão, outro led se ilumina para indicar que no próximo toque o relé será acionado. Deve-se então, pressionar  novamente o botão, e desta vez mantê-lo   pressionado por cinco segundos até que o relé atraque. Estes passos devem ser completados em até 5 segundos , ou então o sistema reinicia automaticamente, invalidando tudo o que foi feito . Se a tecla for pressionada mais de quatro vezes , nada acontece. 







   O número de vezes que o botão deverá ser pressionado pode se modificado com a troca da ligação em dois pinos de saída do ci 4017.  Veja como ficaria se o acionamento tivesse de ocorrer no sétimo pulso e não mais no quarto:



     Como o ci possui dez saídas que podem ser utilizadas, podemos ter programação para até dez pressionamentos, podendo ser ampliado com a utilização de mais integrados 4017. O importante é que o último pressionamento dure pelo menos 5 segundos  . Este tempo pode se modificado com a alteração do capacitor de 1uF. 

  No caso de modificar o número de acionamentos, talvez seja necessário aumentar também a duração do reinicio automático (reset), ou não dará tempo de pressionar todas as vezes. Para isto, basta aumentar o valor do capacitor de 22uF

  Outra coisa: o acionamento do relé é momentâneo. Se quiser com trava faça a seguinte modificação: