Agora chega de moleza e vamos montar um circuito um pouco mais elaborado. Mas nada que torne a montagem impossível de ser realizada por qualquer interessado, ainda que seja iniciante e não tenha os dedos suficientemente tostados no ferro de solda.
Imagine que você acordou dentro de um quarto fechado e na sua frente tem um pacote com alguns fios à mostra em cores diferentes. Observando com atenção você percebe um cronômetro em contagem regressiva ao mesmo tempo em que ouve um tic-tac bastante suspeito. Você não tem dúvida que se trata de uma bomba relógio. Sua missão: cortar os fios corretos para impedir que a bomba exploda antes da contagem chegar a zero.
No nosso caso, felizmente muito menos desesperador, temos um circuito com as mesmas características descritas acima, só que totalmente inofensivo já que não existe nenhuma bomba de verdade . O objetivo é impedir que soe um alarme , ou na pior situação , que um jogador leve um choque elétrico após o tempo se esgotar. A sua missão continua a mesma: cortar os fios corretos para impedir que desta vez um alarme dispare.
Para quem está em dia com a eletrônica digital, a configuração não apresenta novidades. Apenas foi acrescentada algumas particularidades , de forma a obter o comportamento desejado.
Clique na imagem para ver em detalhes
Abaixo uma sugestão para a placa . Aviso que não foi totalmente revisada, então se for utilizar faça uma conferência. Inclusive , acabei de perceber que esqueci de colocar o circuito de tic-tac formado por R6, Q2 e o buzzer. Como isto não afeta o funcionamento geral, deixei assim mesmo.
Qualquer outro erro mais grave é só informar nos comentários que faço a correção e posto aqui.
Com alguns tubos de PVC cortados , pintados e fixados com fita isolante dá pra conseguir um aspecto bem interessante para o dispositivo no final . Uma parte que precisa ser melhorada é o sistema de conexão dos fios, afinal é bem inconveniente ter que remendar os fios todas as vezes que forem cortados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário