quarta-feira, 29 de junho de 2022

Metrônomo Audiovisual

   Para um músico este aparelho dispensa apresentação. Já para quem não conhece ou nunca viu , saiba que um metrônomo é um dispositivo (que pode ser mecânico, elétrico ou eletrônico) que emite um som na forma de batidas regulares (tipo  tóc- tóc) e é usado para marcar um andamento musical para fins de  estudo ou interpretação musical . Nos modelos mecânicos tradicionais  existe uma haste que oscila em intervalos regulares e ajustáveis através de um peso fixado nela como mostrado abaixo.

 Os modelos eletrônicos podem apresentar leds ou displays gráficos para indicação dos batimentos, aliados a outras funções mais avançadas. 
 Dito tudo isto, passemos à montagem de um simples metrônomo perfeitamente utilizável. Além do principal que é o som das batidas apresenta barras de led que se "movimentam" de acordo com os batimentos. 

   




 Em P1 ajusta-se a velocidade . Bons estudos.

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Vaga-lume Eletrônico

  Vaga-lumes são insetos da ordem dos coleópteros que possuem a capacidade de emitir luz bioluminescente em função de reações bioquímicas em seu corpo. Após esta desnecessária introdução, devo dizer que observar e capturar (e depois soltar, é claro) vaga-lumes, era uma das minhas atividades preferidas na infância, mas faz anos que não vejo um destes insetos ao vivo e a cores. Infelizmente , a quantidade deles está diminuindo no mundo todo e na velocidade que a civilização avança, existe a possibilidade de serem extintos em um futuro não tão distante. 
  Se você é como eu e sente saudades de ver  vaga-lumes voando e cintilando em noites quentes de verão, então monte vários destes circuitos, instale em caixas transparentes e pendure com linhas nas árvores próximas da sua casa. Durante o dia nada acontece, mas o efeito no escuro da noite será espetacular!
   O circuito tem um consumo extremamente baixo e uma bateria tipo botão deverá durar meses.  O LDR impede o funcionamento durante o dia o que contribui muito para esta grande autonomia.
   



   Procure utilizar capacitores do menor tamanho que puder encontrar para manter a montagem  compacta . Abaixo, como quase sempre, uma sugestão de placa , que não precisa ser seguida obviamente. Inclusive com a utilização de componentes SMD a montagem poderá ficar menor ainda, facilitando a instalação em um pequeno recipiente.

  Outra sugestão é utilizar o dispositivo para construir aquelas jarras de vaga-lumes que vendem pela Internet . Vai demandar um pouco mais de habilidade para encapsular a coisa , mas o efeito será bem atraente também.





terça-feira, 21 de junho de 2022

Módulo Relé Para Arduino

    Este é um circuito que você acha em pencas vasculhando a internet. Mesmo assim quis fazer minha própria versão do chamado módulo relé, que nada mais é do que uma etapa que serve para controlar cargas de alta potência utilizando pequenos sinais , como aqueles disponíveis nas saídas de microcontroladores.   

    A parte que mais chama a atenção é o setor de entrada que possui como principal característica o fato de poder trabalhar  com lógica positiva ou negativa através da simples mudança de um jumper.  

    Um outro jumper permite a utilização de uma fonte de alimentação separada, o que apresenta a vantagem de isolar totalmente o setor de potência do setor de controle, além de permitir fazer testes usando somente um led indicador, sem que o relé seja acionado .







sexta-feira, 10 de junho de 2022

Coração Pulsante De Led


  O que acha de presentear sua namorada ( ou seu namorado) com este belo efeito de leds?   Ele simula o palpitar de um coração apaixonado .
  Então se apresse porque só faltam 48 horas para o Dia dos Namorados. O circuito é simples, e deve dar tempo de construir em uma tarde de sábado.
 
 
 
 
 
 
 
 



Depois de montado é só ajustar P1 até obter o efeito que ache mais agradável


segunda-feira, 6 de junho de 2022

Um Relé De Estado Sólido Simplificado

 Para aqueles que não sabem o que é um relê de estado solido, o modo mais simples de descrever é que trata-se de um relê totalmente formado por componentes eletrônicos, ou seja, sem  partes mecânicas móveis sujeitas a desgaste. 

  Nestes dispositivos, a aplicação de uma tensão baixa nos seus terminais de entrada permite a ativação de cargas de muito maior potência nos seus teminais de saída, exatamente como um relé convencional.

   A alta velocidade de comutação sem ruído mecânico ou elétrico, sem faíscas ou desgaste perigosos e a baixa potência necessária para a comutação tornam os relés de estado sólido uma escolha perfeita quando a alta precisão e confiabilidade de controle é fundamental. Por estes e outros motivos trata-se de um componente de custo bastamte elevado.

  A boa noticia é que podemos construir um relé de estado sólido de forma relativamente simples e por um custo bem abaixo do mercado. 


 




                                     

 

 

      Um regulador de corrente constante formado pelo transistor JFet BF245 permite que a faixa de tensão de entrada seja bem ampla ( de 4 a 32 V) . Ao mesmo tempo o uso de um triac BTA41 garante que cargas de elevada potência possam ser comandadas. Ah é claro , com um grande dissipador fixado no triac, ok?  Para facilitar a instalação deste dissipador é que ele deve ser soldado por baixo da placa ,

    Maior simplicidade , difícil...