Vaga-lumes são insetos da ordem dos coleópteros que possuem a capacidade de emitir luz bioluminescente em função de reações bioquímicas em seu corpo. Após esta desnecessária introdução, devo dizer que observar e capturar (e depois soltar, é claro) vaga-lumes, era uma das minhas atividades preferidas na infância, mas faz anos que não vejo um destes insetos ao vivo e a cores. Infelizmente , a quantidade deles está diminuindo no mundo todo e na velocidade que a civilização avança, existe a possibilidade de serem extintos em um futuro não tão distante.
Se você é como eu e sente saudades de ver vaga-lumes voando e cintilando em noites quentes de verão, então monte vários destes circuitos, instale em caixas transparentes e pendure com linhas nas árvores próximas da sua casa. Durante o dia nada acontece, mas o efeito no escuro da noite será espetacular!
O circuito tem um consumo extremamente baixo e uma bateria tipo botão deverá durar meses. O LDR impede o funcionamento durante o dia o que contribui muito para esta grande autonomia.
Procure utilizar capacitores do menor tamanho que puder encontrar para manter a montagem compacta . Abaixo, como quase sempre, uma sugestão de placa , que não precisa ser seguida obviamente. Inclusive com a utilização de componentes SMD a montagem poderá ficar menor ainda, facilitando a instalação em um pequeno recipiente.
Outra sugestão é utilizar o dispositivo para construir aquelas jarras de vaga-lumes que vendem pela Internet . Vai demandar um pouco mais de habilidade para encapsular a coisa , mas o efeito será bem atraente também.