Nestes dispositivos, a aplicação de uma tensão baixa nos seus terminais de entrada permite a ativação de cargas de muito maior potência nos seus teminais de saída, exatamente como um relé convencional.
A alta velocidade de comutação sem ruído mecânico ou elétrico, sem faíscas ou desgaste perigosos e a baixa potência necessária para a comutação tornam os relés de estado sólido uma escolha perfeita quando a alta precisão e confiabilidade de controle é fundamental. Por estes e outros motivos trata-se de um componente de custo bastamte elevado.
A boa noticia é que podemos construir um relé de estado sólido de forma relativamente simples e por um custo bem abaixo do mercado.
Um regulador de corrente constante formado pelo transistor JFet BF245 permite que a faixa de tensão de entrada seja bem ampla ( de 4 a 32 V) . Ao mesmo tempo o uso de um triac BTA41 garante que cargas de elevada potência possam ser comandadas. Ah é claro , com um grande dissipador fixado no triac, ok? Para facilitar a instalação deste dissipador é que ele deve ser soldado por baixo da placa ,
Nenhum comentário:
Postar um comentário