terça-feira, 18 de outubro de 2022

Caveira Falante Para Halloween

  A comemoração do Halloween está presente em vários países. Aqui no Brasil ,a comemoração é mais tímida devido possivelmente à forte tradição cristã que se opõe a este tipo de cultura. Mas isto  parece estar se modificando ano a ano e a data já não passa despercebida para uma grande parte das pessoas e  principalmente para o  comércio. 

  Muito comum durante as festividades são as fantasias de monstros, personagens macabros como vampiros ou bruxas e as decorações sombrias que tem a função de gerar uma atmosfera amedrontadora. 

  Vamos então fazer um projetinho divertido , capaz de proporcionar um efeito engraçado para decorações de halloween ou em festinhas de criança  . Temos a figura de uma caveira que move sua mandíbula de acordo com os sons recebidos por um microfone ou mesmo tempo em que dois "olhos" vermelhos piscam. Desta maneira parece que ela está pronunciando palavras, ou cantando se o som for de uma música.









Desenhe uma caveira e cole em um papelão . Veja um exemplo abaixo.


 


  Faça dois furos na posição dos olhos e encaixe os  leds. Recorte  desenho na posição mostrada e teremos duas partes: a parte do crânio e a parte da mandíbula.  Agora fixe o solenóide com cola quente na parte de trás do crânio.  Cole um palito de sorvete no eixo do solenóide do lado oposto ao que possui a mola. Finalmente cole a ponta do  palito na mandíbula.  Com este arranjo, cada vez que o solenóide acionar a mandíbula se mexerá.


Veja aqui um vídeo da geringonça funcionando:


 


quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Um Robô Que Desvia De Obstáculos

   Hoje vamos mostrar o projeto de uma base que pode servir para carrinhos ou robôs e que possui como característica principal a capacidade de reconhecer e desviar de obstáculos à sua frente.

   O principio é o seguinte: dois motores giram ao mesmo tempo e no mesmo sentido forçando um movimento retilíneo da base para frente. Ao se deparar com um obstáculo qualquer, um sensor infravermelho faz a detecção e gera um sinal bem definido para um circuito lógico. Cabe a este circuito lógico fazer um acionamento temporizado de um relé que tem por função fazer com que um dos motores pare de girar enquanto o outro permanece funcionando. Com isto teremos uma  diferença na tração, fazendo com que a base faça um movimento de rotação para a esquerda , desviando do obstáculo e seguindo em outra direção. Passado o período de temporização ambos os motores giram e a base  volta a seguir em frente.

 Para manter a simplicidade no máximo, foram utilizados módulos prontos para o sensor infravermelho e para a parte da base /chassis .




Visão geral da montagem:


Chassis utilizado no protótipo:




segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Usando Led Como Sensor De Luz

  Você sabia que leds podem  detectar luz?  Exatamente o que você pensou , em determinadas ocasiões eles podem ser utilizados em substituição a fotossensores , quando estes não estiverem disponíveis. Levando-se em conta que leds são muito baratos e são encontrados facilmente em qualquer lugar, esta ideia pode até ser considerada . Infelizmente, como quase tudo na vida,  temos desvantagens . Leds não são tão sensiveis como os fotossensores fabricados para este fim , não gostam muito de temperaturas elevadas e a faixa de detecção  é bem estreita considerando todos os comprimentos de onda .

  Mas tá aí.  Em último caso, se não achar utilidade prática,   será uma ótima curiosidade para feiras de ciências.


   Utilize um led verde (ou amarelo) para melhores resultados. A simplicidade é tanta que acho desnecessária a utilização de placa de circuito. Pode montar em estilo "aranha" ou usar uma base de papelão ou coisa parecida.

  E pra terminar, está bem explícito no diagrama , mas não se esqueça de utilizar um buzzer do modelo que possui um oscilador interno incorporado.

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Protetor Para Cortes De Energia

   Aparelhos conectados à rede elétrica correm grande risco de serem danificados se ocorrem frequentes cortes no fornecimento da energia por parte da concessionária. Isto porque no momento em que ela for restabelecida, pode  ocorrer de ela voltar com oscilações na tensão ou na freqüencia o que não é muito bem tolerado por certos equipamentos.  Este pequeno circuito previne danos deste tipo, pois desliga  qualquer equipamento conectado em sua saída assim que cair a energia . Para o equipamento conectado à saída voltar a operar normalmente, um botão de rearmar precisa ser pressionado.

 
   Importante destacar que este não é um protetor contra surtos e/ou oscilações na rede e sua única função é impedir que o equipamento volte a operar antes da rede estabilizar totalmente. Pelo fato de não ocorrer o rearme automático, equipamentos sem supervisão por longo período não devem ser conectados pois não voltarão a operar sem intervenção.
  Apesar destas limitações acredito que um dia ele poderá ser útil.