Jogos de tabuleiro são muito importantes como recurso didático na educação das crianças. Disputados em duplas ou em grupos maiores de participantes, eles estimulam habilidades como o raciocínio lógico, a concentração e a socialização. Como são de fácil implementação e regras simples, até hoje englobam uma grande fatia no ramo do entretenimento.
Se você esta envolvido na área educação infantil, gostar de jogos deste tipo, quiser dar um presente diferente para alguém ou simplesmente quiser exercitar seus dotes eletrônicos, continue lendo.
O que temos aqui é um jogo no estilo trilha, em que movimentamos uma peça por um caminho formado por “casas “quadradas ou retangulares que podem estar numeradas ou não . A quantidade de casas por onde a peça deve avançar será determinada por um numero sorteado através de um ou mais dados lançados. Assim se jogarmos um dado e esse indicar o número cinco, devemos avançar cinco casas. O movimento é alternado entre dois ou mais jogadores, até que algum deles consiga chegar na última casa, sendo assim o vencedor. No caminho existem algumas casas especiais, algumas forçando o jogador a voltar e outras auxiliando o jogador a avançar mais rápido .
Fonte https://br.freepik.com/ |
Este jogo é essencialmente o mesmo da versão comum apenas acrescentamos sensores magnéticos tipo reed switch por baixo do desenho das casas. Assim, quando uma peça imantada passar por cima de uma casa que tenha sensor, um led fixado em outra casa qualquer indicará, pela sua luminosidade , para onde o jogador deverá posicionar sua peça.
Assim , no exemplo desenhado abaixo,
se um dos competidores lançar o dado e este indicar que precisa avançar até a casa 3 ( onde tem o sensor 1 ), o led verde da casa 20 se iluminará indicando que ele deverá pular para a casa 20 ( casa verde 1) . Por outro lado se a peça cair na casa 37 ( onde está o sensor 6), o led vermelho da casa 32 acenderá e o jogador deverá voltar à casa 32 ( casa vermelha 4) .
Na base de cada peça que se movimenta, deve ser fixado um ímã. Desta forma, quando a peça ficar sobre o sensor, a atração magnética irá fechar seus contatos . Quando isto ocorrer, o respectivo led se iluminará, indicando onde ficará a nova posição da peça. .
O circuito em si é muito simples. Temos 6 temporizadores formados pelas 6 portas inversoras de um CI 40106. Quando uma peça magnética parar sobre o sensor magnético ( reed ), o capacitor ligado na entrada do inversor é descarregado via resistor de 330K, após um tempo um nível lógico 0 aparece na entrada do inversor e o led respectivo deste inversor acende na casa onde for instalado. Quando a peça for retirada para mover para a nova posição indicada pelo led, o imã se afasta, o sensor volta a abrir seus contatos e o capacitor volta a se carregar. Com o capacitor carregado a entrada da porta inversora vai a 1 depois de uns 3 segundos e o led respectivo apaga. O resistor de 330K tem a função de impedir a descarga muito rápida do capacitor para que a simples passagem da peça sobre o sensor não acione o led de imediato .
Foi usado apenas um 40106, portanto temos seis sensores e seis posições no tabuleiro. Nada impede de se utilizar mais portas acrescentando mais um circuito integrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário