sábado, 14 de janeiro de 2023

Alerta De Motor Parado


   Existem situações em que a parada de um motor ou de um sistema rotativo, pode ser um grande problema. Motores são utilizados amplamente em ambientes industriais pois colocam em funcionamento linhas de montagem , máquinas e  articulações robóticas . Normalmente  a parada anormal de um motor devido a algum tipo de falha , é facilmente detectável , mas nem sempre isto é possível.  Este pequeno alarme , indicará em alto e bom som quando um sistema rotativo sofrer uma parada indesejada por mais de 5 segundos. 

   O que se faz aqui é acoplar um imã em um  motor de forma que, a cada giro, o imã passe por um sensor magnético,  acionando um temporizador baseado no multiuso 555. A cada acionamento temos  a saída do 555 indo a nível alto mantendo o buzzer em silêncio.

  Se o motor parar de girar por mais de 5 segundos, não ocorre mais o disparo do temporizador, que então  reseta, fazendo o pino 3 ir a nível baixo e assim acionando o buzzer. Utilizar , é claro, um buzzer ativo ( aquele que já vem com oscilador interno)





    O capacitor de 10uF controla  quando tempo depois da parada , ocorrerá o acionamento do alarme.
Talvez, para rotações muito altas, o sensor reed não seja eficiente. Se for o caso pode-se substituí-lo por um sensor de efeito Hall com os mesmos resultados . 
    Dependendo do nível de ruído ambiente pode ser que o  volume do buzzer seja insuficiente . Sem problemas : basta substituí-lo por um relé de 6V  e utilizar uma sirene de alta potência. . Neste caso a tensão de alimentação deverá ser de 9V.  Com este procedimento  certamente vai dar pra alertar um quarteirão inteiro.





quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Controle Remoto Laser II

 

    Segunda versão de um projeto já postado aqui . Estou sem imaginação para escrever, por isso vou repetir praticamente tudo o que escrevi antes, já que o circuito tem o mesmo uso e mesma estrutura.

  " Depois de montado este circuito você poderá ligar e desligar praticamente qualquer dispositivo à distância  e utilizando apenas  o feixe de luz de  uma caneta laser. A distância só é limitada pela sua pontaria.



 Vale lembrar que o circuito é biestável , ou seja,  com um comando em um sensor ligamos a carga que assim permanece até que  seja detectado  um feixe de luz no segundo sensor . Neste momento ocorre a mudança de estado do circuito e a carga é desativada.
     No diagrama, os LDR's ficaram próximos um do outro , mas na aplicação real eles devem ficar distantes, ligados através de fios com comprimentos apropriados e, preferencialmente, protegidos da luz ambiente  dentro de tubos opacos. Isso para que não ocorram interferências e instabilidades. Ajuste o trimpot de 220K até obter o comportamento desejado, pois  como já dito, dependendo da iluminação do local a sensibilidade vai variar. Se tiver dificuldades com o desligamento, troque o resistor de 22K ligado ao pino 4 por outro valor ou melhor ainda por um trimpot de 100K e ajuste para o correto funcionamento.

    Como alimentação  pode ser utilizada pilhas , baterias ou fonte  sendo esta última a preferida se o circuito precisar ficar ativo por muito tempo."

Abaixo, video do circuito em funcionamento:







Alarme De Porta Aberta

                     
 
   Este circuito foi elaborado inicialmente para ser usado no monitoramento da abertura da porta de um freezer.
Durante as operações normais de abertura e fechamento, o circuito fica em prontidão sem no entanto fazer nada. Entretanto, se a porta permanecer aberta por mais de  30 segundos, um alarme vai soar., evitando desperdício de energia e perda de material perecível. Outros usos podem ser imaginados,sempre que se precisar de um aviso sonoro, um certo tempo depois da abertura de um sensor.


   Não há muito o que comentar sobre o circuito , apenas que o tempo pode ser modificado com a alteração do valor do capacitor. Trocando o buzzer por um relé de 9V,  cargas de alta potência podem ser facilmente controladas.
 
     

domingo, 1 de janeiro de 2023

10 Circuitos Práticos Com Diodos

  Quando pensamos em diodos, na maioria  das vezes imaginamos circuitos teóricos ou então usados apenas como retificadores.
Na realidade, diodos podem ser utilizados em inúmeros circuitos práticos , já que podem ceifar, regular,  chavear, iluminar e, é claro, retificar. Vejamos 10 circuitos onde o diodo é o protagonista.

1 Provador de cabos

Quando for ligado um fio ou um par deles entre os pontos de teste , podemos observar 3 situações possíveis 
  A : led branco aceso e os dois vermelhos apagados - cabo em curto.
  B:  apenas led verde aceso - cabo bom e com as pontas corretamente identificadas.
  C: apenas led vermelho aceso - cabo bom , pontas invertidas.
 

2 Ponta lógica para uso automotivo 

 Conectar a garra jacaré ao chassis do veículo. Encostando a ponteira em um ponto ligado ao positivo da bateria acende o led verde. Se o ponto 
estiver eletricamente conectado ao negativo da bateria acende o vermelho.


3 Indicador de primeiro acionamento

O display indica qual dos botões foi pressionado primeiro , se foi o 1 ou o 2. Para reiniciar precisa desligar a alimentação por um instante.




4 Pisca led 127V

Circuito bem conhecido para fazer com que um led pisque. O capacitor se carrega até atingir o ponto de disparo do diac, momento em que ele ( o diac) conduz e descarrega o capacitor através do led.

5 Indicador de carga ligada

Circuito legalzinho. Quando uma carga for ligada na saida, o display indica a letra L. 
Muito importante escolher os diodos de acordo com a potência da carga.  Sugiro utilizar diodos tipo 6A10 .


6 Chave codificada de encaixe 

Ao se encaixar uma pequena placa com diodos em um slot, a carga será acionada.




7 Telégrafo experimental

 Não sei se ainda usam isto, mas de qualquer forma serve como recurso didático. Ao se pressionar o botão de um lado, aciona um som e um led do outro lado. Se pressionar o outro  botão o mesmo acontece do  lado oposto.





8 Protetor contra inversão de polaridade.

É isso, não importa a polaridade de ligação na entrada, a carga sempre receberá a tensão com a polaridade correta.



9 Identificador 127/220V

Em 127V acende o led vermelho. Em 220V acendem os leds vermelho e verde. Se o tempo de teste for curto os resistores podem ser de potência menor 
10 Controle remoto de 2 canais

Aproveitando a queda de tensão nos diodos podemos
acionar relé de tensões diferentes e assim acionar cargas distintas. Se acionar o botão 1 a queda de tensão permitirá que apenas o relé de 5 V acione. Se acionar o botão 2 a tensão será suficiente para acionar o relé de 12V.  Com o relé de 12V acionado, o relé de 5 fica impossibilitado de acionar, já que sua bobina passa pelo contato NF dele.