sábado, 14 de janeiro de 2023

Alerta De Motor Parado


   Existem situações em que a parada de um motor ou de um sistema rotativo, pode ser um grande problema. Motores são utilizados amplamente em ambientes industriais pois colocam em funcionamento linhas de montagem , máquinas e  articulações robóticas . Normalmente  a parada anormal de um motor devido a algum tipo de falha , é facilmente detectável , mas nem sempre isto é possível.  Este pequeno alarme , indicará em alto e bom som quando um sistema rotativo sofrer uma parada indesejada por mais de 5 segundos. 

   O que se faz aqui é acoplar um imã em um  motor de forma que, a cada giro, o imã passe por um sensor magnético,  acionando um temporizador baseado no multiuso 555. A cada acionamento temos  a saída do 555 indo a nível alto mantendo o buzzer em silêncio.

  Se o motor parar de girar por mais de 5 segundos, não ocorre mais o disparo do temporizador, que então  reseta, fazendo o pino 3 ir a nível baixo e assim acionando o buzzer. Utilizar , é claro, um buzzer ativo ( aquele que já vem com oscilador interno)





    O capacitor de 10uF controla  quando tempo depois da parada , ocorrerá o acionamento do alarme.
Talvez, para rotações muito altas, o sensor reed não seja eficiente. Se for o caso pode-se substituí-lo por um sensor de efeito Hall com os mesmos resultados . 
    Dependendo do nível de ruído ambiente pode ser que o  volume do buzzer seja insuficiente . Sem problemas : basta substituí-lo por um relé de 6V  e utilizar uma sirene de alta potência. . Neste caso a tensão de alimentação deverá ser de 9V.  Com este procedimento  certamente vai dar pra alertar um quarteirão inteiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário