Gostaria de incrementar seu carro com um alerta sobre uma possível formação de gelo na pista? Veículos mais modernos já possuem esta funcionalidade e pode ter certeza que é uma informação bastante importante. Afinal, uma camada de gelo na pista vai torná-la extremamente escorregadia podendo causar graves acidentes , principalmente aos desavisados.
Ok, moro num país tropical mas, acredite, ele é tão grande que existem regiões em que pode até nevar. Além disso, aqui no blog tenho visitantes de outros países onde temperaturas extremamente baixas são comuns e o circuito pode interessar a eles.
O circuito atua da seguinte forma: assim que a temperatura externa do veículo atingir um valor abaixo do ajustado, um led indicador começa a piscar indicando o fato. Existe também um alarme sonoro que pode ser habilitado ou não de acordo com o gosto do motorista.
Para ajustar , desligue o sinal sonoro ( para irritar menos ), coloque o sensor em contato com gelo e ajuste o trimpot até que o led comece a piscar.
O led "ajuste" é um grande auxiliar neste momento, pois vai acender também quando o ajuste estiver correto.
O sensor deve ser instalado do lado externo do veículo para a correta detecção da temperatura. Em circuitos comerciais ele fica instalado na parte de baixo do retrovisor externo . Veja a figura como ele é fisicamente.
Este sensor, para aqueles que não sabem, é um tipo de resistor que altera seu valor de acordo com a temperatura ao redor do seu corpo. Este tipo é NTC ( existem tipos PTC) que tem um coeficiente negativo de temperatura , ou seja, sua resistência nominal diminui com o aumento da temperatura.
Pode usar qualquer valor acima de 5K. O ajuste do potenciômetro compensará qualquer diferença. O buzzer deve ser aquele que já tem um oscilador incorporado. E é isso...
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