Vamos aquecer aquele churrasco do fim de semana com este jogo divertido e eletrizante?
O jogo é formado por uma caixa com painel circular, contendo quatro pares de pontos metálicos diametralmente opostos e quatro leds indicando a posição de cada ponto. Mais ou menos como o desenho abaixo.
Os participantes devem se posicionar colocando o dedo em seus respectivos pontos metálicos. Agora apertamos um botão e as luzes vão girar sequencialmente por alguns segundos até pararem. Quando a luz parar vai indicar qual dos jogadores vai ganhar um....... CHOQUE.
Diversão garantida para eventos entre amigos ou reuniões em família. O choque é controlado e não oferece riscos para os jogadores. Como temos quatro pontos de contato, até quatro jogadores podem participar a cada rodada.
A complexidade do circuito está um pouco acima da média do site , mas afinal você não vai querer ficar só piscando led o resto da vida, não é?
Vamos ao funcionamento do circuito assim que for acionada a chave liga/desliga:
A porta lógica U1 ( CD40106 ) auxiliada por R1 e C1, injeta o sinal de clock no pino 14 do ci 4017. Em condições normais o 4017 faria os leds acenderem um de cada vez e em sequência. Entretanto, como o capacitor C2 estará descarregado e o resistor R2 estará mantendo o pino 13 sob potencial positivo, os leds ligados aos pinos de saída do 4017 não vão mudar seu estado já que nesta situação ele estará com a contagem bloqueada.
Ao se pressionar o botão, o capacitor C2 carrega imediatamente e vai polarizar negativamente o pino 13 que, desta maneira, libera o sequenciamento na saída onde estão os leds . Ligados aos mesmos pinos dos leds estão os relés ( via transistores ) o que faz com que a cada led acionado também seja acionado um relé. .
Ao soltar o botão, o capacitor C2 começa a se descarregar via R2 e depois de um tempo, o nível de carga fica muito baixo voltando a deixar o pino 13 em nível alto. Neste ponto o ci 4017 pára de sequenciar congelando a saída neste mesmo instante.
Resumindo , quando apertamos o botão os leds e relés vão acionar em sequencia, e um por vez, até passar o tempo de carga de C2. Passado esse tempo, apenas um led vai permanecer aceso assim como o relé ligado nesse mesmo pino do 4017.
Veja que Q6 forma um "gerador de choque" com a saída ligada aos pinos controlados pelos relés. Assim, somente aquele relé que estiver acionado no final do processo de giro é o que estará dando choque no jogador.
As três outras portas lógicas são utilizadas para deixar os leds apagados ao iniciar o jogo e manter os relés desativados durante o giro da roleta . Desta maneira somente quando parar de girar é que o choque será aplicado.
Procure usar o menor transformador que encontrar assim facilita a instalação. Unidades para 200mA são ideais. As cores dos fios do transformador são só pra ilustrar , portanto podem variar dependendo do fabricante .
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