Para evitar danos aos equipamentos conectados à rede elétrica domiciliar , é essencial ficarmos atentos à concordância entre a tensão fornecida pela tomada e a tensão aceita pelo dispositivo alimentado . Se o aparelho for bivolt automático, não há motivo para preocupações porque estes operam em faixas de tensão que variam de 100 a 240 volts , o que está dentro da faixa fornecida pela concessionária.
Aqui no Brasil temos duas tensões padronizadas para fornecimento ao consumidor residencial e para pequenos comércios : 127 e 220V. Em geral, aparelhos projetados para trabalhar sob ambas as tensões possuem uma chave que comuta os enrolamentos do seu transformador interno e permite assim que sejam conectados nas duas tensões. O caso é que, quando precisamos conectar um aparelho numa tomada desconhecida, nem sempre temos condições de determinar com certeza o valor da tensão que tem ali. Aparelhos comutados em 220V e conectados em tomada de 127V, tendem a funcionar mal, ou simplesmente não funcionam. Entretanto um aparelho projetado para funcionar em 127V conectado em 220V certamente " queimará".
Dito isto, que tal um circuito que detecta o valor da tensão de entrada e comuta automaticamente o transformador interno do aparelho alimentado, evitando falhas ou danos?
Ao se conectar o circuito em 110V, uma fonte sem transformador é inserida e passa a fornecer 24V para acionamento do relé. Ele não aciona de imediato pois sua bobina recebe tensão via resistor e capacitor . Com os valores dados ele aciona em cerca de 1 segundo. O transistor permanece desligado, pois a tensão na junção dos resistores de 47K e 8K2 é insuficiente para fazer o zener conduzir e acioná-lo.
Quando conectado em 220V , o diodo zener de 33V consegue conduzir e o transistor é ativado aterrando a alimentação positiva do relé . Assim o relé permanece desligado.
Resumindo:
Ligado em tomada 220V, o relé permanece desligado e a carga recebe tensão via contato NF do relé.
Ligado em tomada 110V, o transistor está cortado e o relé recebe alimentação via resistor de 1K e capacitor de 220uF . Assim a carga é comutada para 110V.
A rede RC tem a função de oferecer, quando em 220V, um retardo no acionamento do relé de forma que se houver uma variação de energia o relé não comute de imediato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário