sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Dimmer Por Toque ( Capacitivo )

    O primeiro projeto de 2024 é um dimmer . Mas não um dimmer comum, e sim um dispositivo diferenciado, onde o controle da potência é feito por meio do toque ou aproximação do seu dedo em um sensor.  O controle é feito em 6 passos discretos e sequenciais . Assim , a cada toque no sensor , a potência na carga é incrementada em um nível . Ao atingir o máximo nível, a potência será retida no máximo e será preciso tocar no sensor de reset para reiniciar o ciclo de ajuste.  Na realidade  pode-se reiniciar a potência a qualquer momento, sem importar a posição da escala, bastando tocar no citado sensor.










   O circuito ao redor do 4017 não apresenta novidades , pois trata-se de um simples acionamento sequencial efetuado através de pulsos positivos no seu pino de clock ( 14 ) . Estes pulsos são gerados por um sensor capacitivo comum e barato. O reset se dá da mesma forma, através de um pulso positivo no pino 15 do 4017  ( reset ).  O modelo do sensor de toque usado,  foi  o TTP223:



   Já na parte de potência , onde temos o dimmer  propriamente dito, o controle não é muito ortodoxo. São usados transistores para chavear os capacitores responsáveis pelo atraso na comutação do TRIAC. Assim, dependendo de qual capacitor for inserido no circuito do dimmer , a constante de tempo será maior ou menor , modificando a forma de onda da tensão aplicada na carga, alterando a porcentagem da sua  potência média.

  A ideia principal na concepção deste projeto era controlar a potência de um chuveiro , já que não é preciso contato físico com os sensores  e com isso a segurança estaria em um nível excelente ( desde que o sistema seja bem instalado). Os sensores de toque propriamente ditos devem ficar cobertos por um material fino e não condutivo. Em se tratando deste circuito, jamais toque diretamente na plaquinha sensora. 

   Os testes foram efetuados controlando lâmpadas incandescentes comuns de 100W . Teoricamente deverá funcionar sem problemas para outras cargas como chuveiros  elétricos, ferros de soldar, aquecedores e até mesmo furadeiras elétricas. 

     Este circuito deve ser montado e manuseado por alguém que já tenha conhecimentos  suficientes. Não me responsabilizo pelo mau uso ou uso incorreto deste equipamento, ok?






Nenhum comentário:

Postar um comentário