Aqui está um circuito que espero que você nunca precise usar. É um circuito que emite piscadas luminosas equivalentes ao sinal de SOS ( pedido de socorro ) em Código Morse.
A tabela de Código Morse utiliza uma sequência única de traços e pontos para representar cada caractere, incluindo letras, números e sinais de pontuação. Por padrão, a duração de cada traço é três vezes maior do que a de um ponto. Após cada ponto ou traço, há um breve silêncio, com a duração equivalente a um ponto. Um sinal SOS é algo importante em situações de emergência, pois permite ao usuário enviar um pedido de socorro em código Morse, composto por três sinais curtos ( três pontos), três sinais longos ( três traços) e três sinais curtos novamente.
Este sinal é reconhecido universalmente como sendo um apelo por ajuda e pode ser facilmente identificado por equipes de resgate ou por qualquer pessoa que esteja procurando prestar assistência.
Especificamente quanto ao circuito, o que temos aqui é uma disposição de quatro circuitos integrados 4017 ligados em cascata de forma a obtermos uma sequência de 31 canais ( acho que é isso ). Ligando diodos nas saídas alternadamente, conseguimos chavear um transístor no mesmo ritmo, de forma que ele vai conduzir e cortar, conseguindo o efeito das piscadas.
Foi usado um led de alto brilho para que os flashes sejam bem visíveis. Se você quiser realmente uma potência elevada de sinalização , troque Q1 por um mosfet ( pode ser o IRF640 ) e o led por lâmpadas ou leds de alta potência.
Veja o efeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário