Se você deseja controlar um motor utilizando um joystick, sem recorrer a um Arduino ou qualquer outro tipo de microcontrolador, pode considerar a seguinte sugestão. Vamos explorar uma solução simples com componentes analógicos. O circuito será extremamente simples e confiável.
Começando pelos joysticks analógicos, sabemos que, geralmente possuem dois eixos (X e Y). Eles funcionam basicamente como dois potenciômetros. Ao mover o joystick, você altera a resistência, modificando a tensão que o atravessa. Esses sinais de tensão serão usados, no nosso caso, para controlar a direção do motor.
Desta forma, ao movermos o joystick para esquerda, o motor1 girará em um sentido. Ao movermos para a direita ele inverterá o sentido do giro.
Se movermos o joystick para cima, o motor 2 é que começará girar. Ao movermos para baixo, ele inverterá o sentido do giro.
A simplicidade está no uso do TDA2822 . Este Circuito integrado é um amplificador de áudio em ponte, comumente usado em aplicações de baixa potência, como sistemas de som estéreo portátil. Embora seja projetado para amplificação de áudio, ele também pode ser adaptado para acionar pequenos motores DC, dependendo da aplicação e dos requisitos. Foi o que foi feito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário