segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Alarme De Sobretemperatura


   Se você está buscando um projeto simples e funcional para entender como sensores de temperatura podem interagir com componentes eletrônicos, esse circuito é uma excelente escolha. Ele combina um termistor NTC, um SCR e um LED piscante para formar um sistema que sinaliza quando a temperatura  ultrapassa um certo limite.

    O funcionamento começa com o termistor NTC, um tipo de resistor que responde à variação de temperatura: à medida que o calor aumenta, sua resistência diminui. Colocamos o corpo do NTC em contato com  local ou componente a ser monitorado e essa mudança de resistência influencia diretamente a tensão aplicada ao gate do SCR — um dispositivo semicondutor que funciona como uma chave controlada por tensão. Quando essa tensão atinge o nível necessário, o SCR é acionado e permite a passagem de corrente entre o anodo e o catodo, o que faz com que o LED comece a piscar, indicando que a temperatura está acima do valor ajustado.
    
   Para ajustar esse circuito para diferentes faixas de temperatura, usamos um potenciômetro. Com ele, você define a temperatura em que o LED começa a piscar. Os capacitores ajudam a manter o sinal estável, evitando que o LED pisque por engano por causa de ruídos elétricos.

     Esse tipo de circuito pode ser usado em várias situações: desde alarmes de temperatura até sistemas de ventilação automática. E o mais legal é que ele é simples o suficiente para quem está começando, mas também oferece espaço para quem quer experimentar e melhorar o projeto como por exemplo  incluir um relé para controlar outros dispositivos.

   Um ponto importante é que o sistema não reinicia automaticamente após ser acionado. Para retornar à função de monitoramento, é necessário reiniciar a chave manualmente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário