sábado, 22 de maio de 2021

Nervo Teste Com Choque

   Uma inovação naquele conhecido jogo da argola em que o objetivo é percorrer  um caminho metálico sinuoso , sem que a argola toque no metal do percurso. Normalmente quando este evento ocorre é disparado um alarme sonoro ou audiovisual.  Vamos incrementar o sistema acrescentando um castigo ao jogador faltoso. Assim a cada toque que ocorrer é liberado um inofensivo, mas bem desconfortável, choque no jogador. Seja cuidadoso com quem utilizar o aparelho porque qualquer  choque pode ser muito perigoso dependendo das condições do local ou da pessoa.


 


 
   Para o teste inicial de funcionamento, se tiver medo de  choque, conecte um lâmpada neon nos terminais do  transformador . A cada toque da argola no metal a  lâmpada acenderá . É preciso que os dois fios de saída do transformador fiquem em contato com a pele do jogador para que o efeito ocorra . C1 determina o tempo do choque e pode ser reduzido  se achar muito desconfortável . Nunca deixe  a argola  permanentemente  em contato com o percurso sinuoso sob pena de esgotar as pilhas rapidamente.


Regue Suas Plantas Usando Um Celular

   Um celular velho esquecido em alguma gaveta pode ainda ser útil.  Nesta ideia ele pode ser usado para acionar uma bomba d'água assim que receber uma ligação. Assim pode-se, por exemplo, regar suas plantas à distância. Tudo o que é preciso fazer é deixar o aparelho na função vibrar e, quando entrar  a ligação e começar a tremedeira toda,  o sensor de vibração ( baseado em uma  simples cápsula piezo) se encarrega de informar ao circuito a ocorrência .  Nesta situação  o relé acionará a bomba que começará a irrigar as plantas. A rega durará somente o tempo em que o celular vibrar , assim pode-se ter um controle do tempo de acionamento.



    Para utilizar, fixe a cápsula piezo  no "celular cobaia"  usando fita adesiva, faça uma ligação e quando começar a vibrar ajuste o trim pot até que o led se ilumine e o relé atraque. O ajuste perfeito será quando ocorrer a vibração o led acender e quando cessar,  ele apagar. Utilizar uma fonte regulada para que o ajuste não se perca.
  A desvantagem deste circuito é que qualquer chamada recebida e indesejada , acionará a bomba. Mas a ideia é interessante  assim mesmo, não?


quarta-feira, 19 de maio de 2021

Chave Magnética

  Alguém se lembra de quando os alarmes de carro eram acionados com um imã próximo ao para-brisa? Segurança total...

  Se não houver necessidade de "toda esta segurança" podemos fazer uso deste circuito, destinado a acionar por um curto intervalo de tempo o solenoide de uma fechadura comum. Na verdade até que ele é bem elaborado. Será preciso aproximar o imã em um sensor escondido, por  três vezes em intervalos de 0,5 segundos, e a cada comando aceito,  um led RGB indicará a situação mudando de cor. Ao final dos três acionamentos, um led vermelho começará a piscar  e na sequencia ocorrerá um pulso rápido no solenóide liberando a trava da fechadura. Depois, tudo volta à situação inicial.





Chamada Remota Audiovisual

   Um simples e econômico sistema de chamada remota é o que temos aqui. Quatro circuitos transmissores idênticos enviam sinais com níveis de tensão diferentes . Um receptor baseado no LM3914 detecta estas variações e aciona   leds de acordo com a tensão medida . Juntamente com cada  indicação é também acionado um sinal sonoro de boa intensidade .








Cada transmissor deve ser ajustado individualmente de modo que acione seu respectivo led no receptor. Observe que , devido à simplicidade do projeto, se dois ou mais interruptores forem pressionados ao mesmo tempo o funcionamento não será o esperado.




segunda-feira, 12 de abril de 2021

Ponta De Prova Automotiva

   Temos aqui um pequeno auxiliar nas pesquisas de defeitos em fiações veiculares.  Basta conectar a alimentação do circuito nos bornes da bateria e conectar a ponta de prova nas conexões ou pontos em que se deseja pesquisar . De acordo com as indicações dos leds saberemos se o ponto está sob potencial   positivo , negativo ou se está sem  "energia".




Controle Temporizado Para Ventoinha

   Precisando de um sistema de controle para arrefecimento de equipamentos eletrônicos?  Esta solução pode ser útil.  Quando a temperatura subir acima de um valor ajustado em P1, a ventoinha será acionada imediatamente , permanecendo ligada por um período de tempo, mesmo quando a temperatura baixar novamente .  Este comportamento é especialmente útil em motores.

 Note que o controle é somente liga / desliga,   não afetando a  velocidade da ventoinha.



 

   O tempo de acionamento pode ser modificado com a modificação de C1 e R1 . Lembre-se de manter o  sensor NTC o mais próximo do  elemento a ser  monitorado.
 

sábado, 20 de março de 2021

Jogo Do Palitinho Eletrônico

  O jogo do palitinho, porrinha ou  ainda purrinha, é considerado por muitos como o jogo oficial  ( se é que isto existe) dos botecos brasileiros . Por incrível que possa parecer o jogo continua ganhando adeptos ainda hoje, principalmente na hora de ver quem paga a conta da cerveja.  Provavelmente devido à simplicidade das regras e pouco material necessário. Acredite:  já joguei até com pedaços de graveto. 

  O objetivo é adivinhar quantos palitos  o seu adversário tem escondido na mão e somando com a quantidade que você tem na sua, dizer em voz alta a quantidade total da soma. Ganha quem acerta .Em algumas versões do jogo , a cada acerto o vencedor reduz 01 unidade dos seus palitos até zerar a sua quantidade.

   Podemos fazer uma versão eletrônica do negócio, informando em um display de sete segmentos a soma das teclas pressionadas por cada jogador.  Ideal para diversão ou também muito interessante em aulas de circuitos digitais , como exemplo de circuito somador.

   O CI 4008 ( um somador lógico ) faz a soma dos níveis lógicos presentes nas entradas  A e B e mostra o resultado nas suas saídas de 4 bits ( pinos 10,11,12,13). O 4511 recebe o código binário nas suas entradas e decodifica para hexadecimal no formato de display de 7 segmentos.

 

 

 



É preciso manter pressionada a tecla desejada, fora da visão do oponente é óbvio,  e logo após apertar o tecla que mostra o resultado. Se ninguém pressionar nada , será indicado o  " 0" que significa "lona"  na gíria do jogo.