segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Uma Simples e Prática Ponta De Prova Automotiva

    Uma ponta de prova automotiva é um acessório utilizado em testes e diagnósticos de sistemas eletrônicos de veículos. Ela é essencial para medir sinais elétricos, como tensão, corrente e resistência, em diferentes partes do sistema automotivo, como sensores, atuadores, unidades de controle eletrônico (ECUs), entre outros. 

    Dispositivos comerciais podem ter conectores específicos para facilitar a ligação com os multímetros, osciloscópios e outros equipamentos de teste. Para emergências e necessidades não muito sofisticadas é possível construir um ponta de prova muito simples, capaz de identificar se o ponto testado está sob potencial positivo ou ligado ao terra do veículo. 

    A ligação é muito simples : basta conectar uma garra jacaré  em qualquer ponto do chassis do veículo e ir pesquisando, com a ponteira, os pontos desejados.








Importante : só utilizar em veículos nos quais o chassis está conectado ao terminal negativo da bateria.


domingo, 1 de setembro de 2024

Um Pisca Led Experimental Com Retardo

    Fazer um Led piscar é uma das primeiras coisas que a maioria dos iniciantes em eletrônica tenta fazer. Atualmente existem leds já com circuitos internos capazes de fazê-los piscar sem nenhum outro componente ativo. São muito práticos de usar , mas onde fica o conhecimento? 
Na minha opinião a melhor parte de ver um circuito funcionar depois de montado é quando você sabe exatamente o quê fez ele funcionar . Opinião minha, claro.
 Vou apresentar um circuito que chamei de experimental justamente pelo fato de que, pode não funcionar de primeira, e apenas com experimentos você conseguir as piscadas. O motivo disto é que ele é bastante dependente da tensão e dos valores dos componentes e caberá a você achar os valores funcionais. Obviamente existem cálculos que determinam os valores corretos, mas já deve ter notado que não é o foco dos projetos que apresento por aqui.
  
    E aí, aceita o desafio?


O termo " com retardo"  do título  é porque , quando ligar o circuito,  as piscadas só ocorrerão depois de um tempo ( cerca de 15 segundos com os valores mostrados) . Veja o vídeo:













sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Mais Um Semáforo De Leds

 Ok, mais um semáforo. Mas isto é apenas para você ver como é possível conseguir os mesmos resultados usando  combinações diferentes.



















    Três portas inversoras do IC40106 estão configuradas como disparadores, comutando quando a entrada é momentaneamente levada ao nível baixo. Nessas condições, a saída vai para o nível alto, ativando um LED e a entrada da próxima etapa. Esse processo ocorre em cadeia, fazendo com que o circuito se torne instável e passe a operar em modo anel. Temos no final das contas um sequencial de três Leds. O tempo em que cada saída fica em nível alto é determinada por R3/C5 , R4/C3 e R5/C4 . Modifique estes valores se desejar tempos diferentes entre as fases.
 
    Uma última porta ( IC1a) e componentes adjacentes, é utilizada para dar o "pontapé"  inicial na sequência, assim que a alimentação é estabelecida. É um simples temporizador que gera um pulso negativo rápido na entrada do primeiro inversor ( pino 3 IC1) da sequência.

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Ponta De Prova Sonora

     Uma sonda lógica  é uma das ferramentas mais úteis que você pode ter em sua bancada de eletrônica. Este dispositivo simples mostra o nível de sinal lógico em pontos específicos do circuito.  Simples de operar, permite que o utilizador  rapidamente verifique o estado lógico (alto ou baixo) de um circuito digital, ajudando na identificação rápida de falhas ou problemas em circuitos eletrônicos, especialmente em sistemas digitais complexos.  A sonda lógica também pode ser uma ferramenta valiosa no diagnóstico de sistemas eletrônicos em veículos.

  Proporciona uma indicação instantânea do estado do sinal, geralmente através de LEDs, permitindo uma interpretação rápida dos resultados. O problema da indicação por LEDs é que, em alguns casos, não podemos desviar o olhar do ponto que estamos avaliando, seja devido ao risco de danificar o circuito ou por estarmos em posições desfavoráveis. 

   Para estes casos temos a indicação do próximo circuito que é uma ponta de prova audiovisual . Ele fornece sinais sonoros que indicam a presença ou ausência de um sinal elétrico, permitindo que o usuário mantenha a atenção no circuito sem precisar olhar para um display. O feedback sonoro ajuda a minimizar erros de interpretação, especialmente em situações onde o técnico pode estar em uma posição desconfortável ou em locais com iluminação inadequada. 

   











O circuito utiliza apenas um CI e a alimentação vem do próprio circuito que está sendo testado. 











                         

                                             

    O uso é idêntico ao de qualquer ponta de prova logica, inclusive com a indicação através de LEDs.  O diferencial está no sinal sonoro, sendo mais grave para nível baixo e menos grave para o nível alto.

   

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Como Usar Módulo Joystick Sem Arduíno

  O módulo joystick  é um componente que permite ao usuário controlar a direção e a intensidade de movimentos em projetos eletrônicos, geralmente para aplicações como robótica, automação, jogos e interfaces homem-máquina. Esse módulo é basicamente um controle analógico bidimensional que pode ser utilizado para capturar movimentos em duas direções, como X e Y, além de um botão embutido, o que permite uma terceira funcionalidade digital. 


   Este módulo contém dois potenciômetros (um para o eixo X e outro para o eixo Y), que detectam a posição de uma alavanca de acionamento. Quando a alavanca é movida, a resistência dos potenciômetros varia, o que resulta em diferentes leituras de tensão nas saídas analógicas do módulo.



  Veja como o  módulo joystick é fácil de conectar :

VCC: Alimentação, geralmente 5V.
GND: Terra.
VRx: Saída analógica para o eixo X.
VRy: Saída analógica para o eixo Y.
SW: Saída digital do botão .

  Entretanto, sem utilizar arduíno ou outro microcontrolador, pode ser um pouco difícil a sua utilização.
  Para este caso ( usar sem arduíno ) podemos usar a velha e boa eletrônica analógica , especificamente  neste caso, uma configuração chamada comparador de janela:



    Um comparador de janela é um circuito eletrônico utilizado para comparar a tensão de entrada com dois valores de referência, determinando se a tensão está dentro de uma faixa específica (ou janela). Ele faz duas comparações simultâneas:

  Verifica se a tensão de entrada é maior que um limite inferior e verifica se a tensão de entrada é menor que um limite superior. 

     Quando a tensão de entrada estiver abaixo de V1, a saída 1  do circuito permanecerá em nível alto (+Vcc). Na faixa entre V1 e V2, as duas saídas estarão em  0 V (nível baixo), e quando a tensão de entrada ultrapassar V2, a saída 2 irá ao nível alto (+Vcc). Perceba que existe a presença de uma "janela" entre V1 e V2. Sempre que a tensão de entrada estiver dentro dessa janela, ou seja, entre V1 e V2, as saídas dos comparadores permanecerão em nível baixo. 

     É tudo o que precisamos para um circuito simples que acionará apenas leds indicadores .  



    Com leds estrategicamente colocados nas 4 saídas teremos o comportamento desejado .   Assim, por exemplo, se o terminal VRX apresentar uma tensão acima de 3/4 de Vcc , acende o led3 . Se, no entanto tivermos uma tensão abaixo de 1/4 de Vcc acende o led 4 . No intervalo entre estas dois limites os dois leds ficam apagados.   O mesmo ocorre com o terminal VRY, só que neste caso acenderão led 1 ou led 2.

   Com a movimentação do eixo do joystick , aplicamos Vcc total, ou zero volts  nas entradas de tensão dos comparadores  . Conseguimos desta forma , controlar o respectivo led  simplesmente movimentando o joystick  para o lado  desejado .

     Abaixo , sugestão de placa .   Se for usar, confira se não tem erros, eu não montei em placa, somente no protoboard.






                                            Para aqueles que duvidam do funcionamento:

                                           









quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Slot Machine Educativa

 

    Uma slot machine, também conhecida como caça-níqueis, é uma máquina de jogos de azar popular em cassinos e locais de entretenimento. Elas funcionam com base em um mecanismo simples, mas altamente eficaz, de apostas e prêmios.

   Temos um painel com cilindros ( bobinas) que giram e exibem símbolos. A maioria das máquinas modernas tem três ou cinco bobinas.  Imagens nas bobinas  determinam os resultados das apostas. Podem incluir frutas, números, letras, entre outros.  O objetivo é alinhar os símbolos para formar combinações vencedoras.

    O jogador insere uma moeda, ficha ou crédito na máquina. Ao puxar uma alavanca ou pressionar um botão, as bobinas começam a girar. 

    Após um tempo, as bobinas param aleatoriamente e, se os símbolos se alinharem de acordo com a linha de pagamento, o jogador ganha um prêmio.

   Como se enquadram na categoria de jogos de azar, são proibidas aqui no Brasil . Mas nada impede de criarmos um modelo recreativo, onde o  objetivo é ver quem ganha mais moedas.  Veja abaixo:




  
   Inserimos uma moeda e a partir daí temos quinze segundos para obter a combinação correta ( todos os leds acesos) pressionando o botão que faz a função da alavanca. Se não conseguirmos neste intervalo de tempo, o jogo desliga e será necessário inserir outra moeda

   Mas, se todos os leds ficarem acesos quando soltarmos o botão, a combinação será vencedora. Neste caso soa um alarme e é acionado um solenóide que pode ser utilizado para liberar prêmios.









       Como sempre, aqui só é mostrado a parte eletrônica da coisa, cabe a você desenvolver a parte mecânica , que neste caso específico é bem importante.
         Por falar na parte eletrônica , esqueci de colocar um capacitor eletrolítico de 100uF na sugestão da placa.   Mas sem problemas, basta soldar por baixo como na ilustração.






quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Contador de 00 a 99

    A relação entre contadores e eletrônica é bastante estreita, especialmente no contexto de sistemas digitais e eletrônica digital. 

   Contadores são circuitos digitais usados para contar pulsos ou eventos. Eles são fundamentais em muitos dispositivos eletrônicos para rastrear o número de eventos ou o tempo.

    São usados para medir intervalos de tempo em relógios digitais, cronômetros e temporizadores.  Em sistemas de comunicação e processamento de sinais, servem para dividir a frequência de um sinal de entrada para obter uma frequência desejada.  Em sistemas de controle industrial, contadores são usados para monitorar e controlar processos com base no número de operações ou eventos.

  Enfim , são  essenciais para o funcionamento de muitos dispositivos e sistemas modernos, e o entendimento dos princípios básicos e das aplicações práticas dos contadores é fundamental para qualquer profissional ou estudante de eletrônica. 

 Existem muitos circuitos integrados que implementam contadores de diferentes tipos e complexidades, facilitando o design de sistemas eletrônicos. Neste projeto vamos utilizar o CD4026 , integrado CMOS que internamente possui um contador de década Johnson de 5 estágios e  um decodificador de saída que converte o código Johnson em uma saída decodificada para 7 segmentos.    

    Ele é capaz de contar cada pulso que recebe em seu pino de entrada ( pino 1 )  e converte internamente para decimal de modo que agora possa ser visualizado o resultado num display .   Ou seja,  em um único componente temos o contador, o decodificador e o driver para o display. O nível  ativo na saída do 4026  é alto, então usamos displays  com catodo comum.  



    Quando recebe pulsos no seu pino 1, o 4026 conta de 0 a 9 e depois retorna para 0 indefinidamente . Se for acrescentado mais um estágio contador poderemos contar de 0 a 99 . Mais um estágio acrescentado e teremos de 0 a 999, e assim por diante.

     

  Então, se você estava procurando um circuito contador crescente o mais simples possível,  mãos à obra.