domingo, 28 de fevereiro de 2016

Controle Remoto Via Rede Elétrica

    A ideia  não é nova , mas já que é tão boa porque não aproveitar?  A rede elétrica domiciliar é um excelente meio de transmissão de sinais , basta que estes sejam  acoplados ao cabeamento  existente e que existam  mecanismos  capazes de separá-los do sinal (60 Hz aqui no Brasil)  da rede  elétrica.
    Nosso circuito é composto de um transmissor e um receptor que trabalham juntos para atingir um objetivo final que é acionar remotamente uma carga qualquer via rede de alimentação elétrica.
    O transmissor está  baseado  num  astável  feito com o CI 555 e amplificado por dois transistores comuns.  Este sinal e injetado na rede  através de capacitores com boa  tensão de isolamento e trafega por toda a fiação do ambiente estando presente em qualquer tomada da residência.




 O receptor será plugado em qualquer tomada da casa e detectará quando o sinal do transmissor chegar , momento em que acionará  um relé. Isto acontece porque o sinal do transmissor  está por volta de 11Khz sendo facilmente separado pelo filtro passa altas do receptor . O filtro formado pela rede R/C de entrada atenua fortemente o sinal de 60Hz da rede impedindo que  este acione o circuito.


 Pode haver dificuldade de acionamento se as redes forem separadas ( passando por um transformador na rua , por exemplo).

 Abaixo sugestões de placa para os circuitos. Primeiro o transmissor:
 Agora a placa e a montagem do receptor:



Transmissor e receptor estão conectados à rede elétrica, então nunca é demais avisar :  cuidado .

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Luz de Cortesia Temporizada para Veículos

    Este simples circuito se destina a manter a luz de cortesia  acesa por um período de tempo , mesmo quando a porta for fechada. Para quem não sabe, é aquela luz interna dos veículos que acende quando se abre a porta. Parece desnecessário  mas posso garantir que o circuito será de utilidade.
    Um grande diferencial deste circuito é o fato de não precisar fazer alterações no circuito elétrico do carro, como ter que cortar fios por exemplo.Basta conectar o saída em paralelo com o interruptor já existente e deverá funcionar de imediato,mantendo a luz acesa por cerca de dez segundos após o que a iluminação vai se atenuando lentamente até apagar por completo.









     Para obter temporização mais longa, aumente o valor do capacitor eletrolítico. Use sempre capacitores de 16V ou mais . Em condições normais o TIP35 não aquecerá muito e um dissipador não será necessário .









sábado, 13 de fevereiro de 2016

Iluminação de Emergência

     O que fazer quando ocorre um corte de energia imprevisto? Normalmente primeiro reclamamos e na sequencia procuramos uma vela. O fato é que este fato pode acontecer e pode causar desde um simples transtorno até um acidente mais grave. Considere este simples circuito como uma  possível solução para aqueles incômodos momentos de escuridão.





   O circuito é basicamente um carregador lento de bateria com um sistema de comutação automático. O circuito  mantém a bateria em carga através de um resistor de pequeno valor e alta dissipação até que caia a tensão de entrada . Neste momento o relé desatraca e alimenta  uma lâmpada comum que iluminará o ambiente . Quando a tensão de entrada se normalizar, o relé comuta seus contatos e volta a carregar a bateria.












     Pode ser utilizada lâmpada de farol de carro , mas a autonomia será menor . Se for utilizar este circuito em 220 V cuidado com a correta identificação dos fios do primário. O relé merece uma atenção especial, procure utilizar um componente com corrente de contatos de pelo menos 10 A.




segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Um Amplificador de 10W bom e barato

   Amplificadores que utilizam o TDA2002/2003 possuem excelente rendimento e ótimas características de funcionamento , tais como baixa distorção e alta sensibilidade. Estes integrados equiparam muitos modelos de equipamentos comerciais e  ainda podem ser encontrados facilmente e com preço baixo.
   O TDA 2002 é capaz de fornecer a uma carga de 2 Ohms uma potência de 8W, quando alimentado com 14,4V e uma potência de  6,5W,  alimentado com 16V e carga de 4Ohms .  Possui proteção térmica, proteção contra curto, protetor contra picos de tensão, baixo número de componentes externos e alta gama de tensão de trabalho ( 8 a 18 V).





Utilizando o TDA 2003 pode-se obter algo em torno de 10W. O circuito não sofre modificações.







Não se esqueça de isolar o CI do  dissipador de calor com mica e pasta térmica, pois existe conexão interna entre o terra ( pino3 ) e a aleta de dissipação do TDA. Utilizar cabo blindado na entrada de áudio também é uma boa idéia.












domingo, 7 de fevereiro de 2016

Controle de Temperatura para Chuveiro


Aqui temos um projeto que contribui para a ecologia ao mesmo tempo que ajuda o seu bolso.   Sim , porque normalmente os chuveiros comuns não tem um nível intermediário entre o quente e o frio. Dessa forma, gasta-se mais água para regular a temperatura do banho.
Para resolver esse problema construa este eficiente controlador de temperatura para seu chuveiro  e economize tanto em água como em energia elétrica. Circuitos comerciais costumam utilizar a própria água para dissipar o calor do TRIAC. O conceito é bom, mas complica na hora da instalação e de uma possível manutenção. A idéia aqui é utilizar um dissipador de calor considerável fixado na própria caixa do circuito e indo apenas os fios para o chuveiro. Da caixa sai também os fios para o potenciômetro no comprimento que for necessário.








     Este  circuito é um controle de potência com TRIAC numa  configuração tradicional que determina o ponto de disparo nos semiciclos da corrente alternada da rede de energia elétrica .   Veja que o TRIAC deve conduzir uma corrente muito alta , por isto os fios devem ser  bem grossos.  As trilhas maiores da placa devem ser reforçadas com solda para suportarem a corrente que passará por elas.
    O TRIAC deve ser montado num excelente radiador de calor, já que também deve aquecer bastante. 







O circuito pode controlar  chuveiros  ou qualquer outra carga resistiva de até 5000W.
E extremamente importante   utilizar potenciômetro com  eixo e knob  plásticos por medida de segurança e o TRIAC deve ser da série BTA , que possui a aleta de dissipação isolada. Os capacitores devem ter tensão mínima de 400V.
Muito cuidado com a instalação pois o circuito trabalha sob uma tensão bastante perigosa. 









domingo, 17 de janeiro de 2016

Fonte de Alimentação para a Bancada


    Fontes de alimentação são equipamentos indispensáveis na bancada técnica ou mesmo para hobbistas (é assim que se escreve?). Este módulo é uma excelente sugestão, baseada no regulador LM338K , que é capaz de fornecer 5A  em uma faixa de tensões ajustáveis entre 1,25V e 35V, com proteção contra sobreaquecimentos e curtos acidentais na saída. 
    A tensão de entrada pode ser entre 5 e 25VAC diretamente do secundário do transformador já que a placa possui retificadores instalados. Pode-se aplicar DC também se for desejado. Observe que a tensão máxima na saída será 2 volts menor que a tensão RMS de entrada.
   A tensão de saída é ajustada no potenciômetro , sendo esta fonte capaz de fornecer até 50W de potência desde que o CI seja bem refrigerado ( com o auxílio de um cooler). 





Identificação da pinagem do LM337







        Outra sugestão é acoplar um destes voltímetros digitais de baixo custo na saída , o que tornaria esta fonte um equipamento profissional. Fica a dica.






sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Um Voltímetro a Leds Para Veículos

Este simples voltímetro é ideal para monitorar a tensão de baterias , seja ela fixa no carro ou utilizada para alimentar som automotivo ( as famosas Potências).
Basta conectar os fios positivo e negativo na Bateria e através de quatro leds  de cores diferentes podemos avaliar  a todo instante como está a tensão nos bornes da bateria e detectar qualquer anormalidade ou queda de tensão.




As indicações são as seguintes:
Led Vermelho aceso: bateria  com tensão baixa ( menos de 11 V - Recarregar)
Led Amarelo aceso: bateria  com tensão entre   11 V e 12 V
Led Verde aceso: bateria  com tensão entre   12 V e 13 V
Led Azul aceso: bateria  com tensão acima de 13 V

Durante a partida do veículo é normal acender o led vermelho , logo após deverá acender o azul, indicando que o alternador entrou em funcionamento e começou a carregar a bateria.
Se não encontrar os zeners nas tensões indicadas faça arranjos com diodos comuns. Cada diodo acrescentado em série com o zener aumenta a sua tensão em cerca de 0,7 V

Este circuito funciona tão bem que tenho planos de acrescentar um protetor de subtensão para desligar  o amplificador quando a tensão cair muito. Mas isto são planos...