terça-feira, 12 de julho de 2016

Um Protetor Temporizado Para Geladeiras e Freezers

  A rede elétrica pode apresentar diversos problemas como as subtensões , surtos, picos de tensão e ruídos.    A maioria dos equipamentos e eletrodomésticos consegue suportar estas oscilações e distorções , mas não é raro que danos aconteçam. 
   Equipamentos que utilizam compressores (como os refrigeradores, os  freezers e condicionadores de ar) sofrem bastante quando são desligados e religados em seguida , fato que ocorre frequentemente durante oscilações na rede , seja por imprevistos ou manutenções.
  O correto é aguardar alguns minutos até que a tensão se estabilize, para depois religá-los  . Durante este tempo as pressões internas do gás no circuito de refrigeração  se equalizam e o compressor pode partir sem fazer esforço.
 Este circuito faz exatamente isto. Quando a tensão da rede cai, nada acontece , porém quando ela retorna um temporizador não permite que a geladeira ou freezer seja alimentado por cerca de 4 minutos, tempo teoricamente  suficiente para que a tensão da  rede estabilize e as pressões internas normalizem .



    Não se esqueça de utilizar um relé com contatos de , no mínimo 10A . Um relé com esta especificação deve suportar a maioria dos modelos de refrigeradores. Se não for o caso do seu modelo, utilize um contator  auxiliar.



domingo, 10 de julho de 2016

Alarme de Falta de Tensão da Rede com Memória

  Temos aqui um circuito capaz de avisar prontamente quando ocorre uma queda de tensão na rede C.A. local . As aplicações são  várias , não me ocorre nenhuma no momento , mas deve ser útil para alguém.
O sistema de aviso pode ser sonoro , através de um buzzer, ou visual , através de um led vermelho . Existe ainda um segundo led ( verde) que serve de memória da queda ,ou seja,  quando cair a rede este led acende e quando  a energia retornar , ele não se apaga,   precisando ser resetado manualmente através do push button . Assim saberemos se em algum momento do dia ou da noite , houve uma queda na rede.




 Não há problema quanto ao fato de precisar ficar ligado permanentemente , pois tanto o consumo da rede quanto das pilhas é muito baixo.

terça-feira, 5 de julho de 2016

Alerta de Faróis Acesos

    É bem comum motoristas  desligarem , saírem e trancarem o carro  só percebendo que deixaram os faróis acesos quando retornam . Frequentemente nestes casos a bateria fica descarregada . Aí só resta dar um tranco no motor  (perigoso) ou uma chupeta ( vixi ). Veículos modernos emitem um alerta sonoro se você deixar as lâmpadas acionadas e abrir a porta, mas os mais simples não têm este recurso. Com o circuito mostrado a seguir  este problema pode ser resolvido.



O funcionamento é o seguinte :
Com a ignição ligada , o inversor ( pinos 1,2 e 3) mantém o pino 5 em zero . Desta forma não importa o nível que esteja o pino 6  , Q1 estará em corte impedindo o oscilador de funcionar (bloco formado pelos pinos 12, 13 e 11). Assim o buzzer permanecerá silenciado. Além disto se os faróis estiverem desligados , não há alimentação para o circuito.
Agora ,se for desligada a ignição , o pino 5 irá a nível alto e aí sim o nível do pino 6 será importante. Desta forma estando os faróis ligados , haverá alimentação para o circuito, e se a porta for aberta, o inversor (pinos 8,9 e 10) injetará  um nivel alto no pino 6 .  Com tudo isto acontecendo, Q1 finalmente liberará o funcionamento do oscilador . O objetivo deste oscilador é gerar uma alternância do sinal do buzzer,  que do contrário teria um som contínuo(  bem irritante ).






 Lembre-se de utilizar um buzzer ativo ( aquele que gera um som quando alimentado ) .


Como existe uma grande diversidade de instalações elétricas automotivas , pode ser meio chato para quem não  gosta ou não quer mexer na fiação. Se for seu caso é simples : consulte um eletricista de automóveis.

 

domingo, 5 de junho de 2016

Seletor Automático 110/220V

    Nos longínquos tempos de manutenção ( bonito isso, hein) frequentemente chegavam até mim , aparelhos  com o transformador  danificado por ligação em 220V , estando chaveados para 110V . Naquela época desenvolvi este circuito e cheguei a instalar em vários equipamentos , principalmente em caixas amplificadas.
    Atualmente as modernas fontes chaveadas dispensam este cuidado , mas ainda podem ser encontrados muitos equipamentos com chaveamento de tensão manual que podem ser ligados em tensão errada inadvertidamente. Segue o diagrama, muito simples por sinal :


   Uma característica importante do circuito é o fato de que ele fica normalmente chaveado em 220V  de forma que se houver uma falha no circuito, não haverá dano ao transformador  controlado.









     O transformador T1 deve obrigatoriamente ter o  primário para 220V . Utilize  para Z1 um zener de 1W e para R2 uma unidade de 5W. O transistor não necessita de dissipador e para o relé utilize um modelo que tenha contactos capazes de suportar  a corrente do equipamento controlado.



domingo, 29 de maio de 2016

Caneta De Polaridade Com Iluminação

Um grande auxiliar para quem trabalha com sistemas elétricos automotivos é a caneta de polaridade ou ponta de prova. Trata-se de um dispositivo bastante simples que identifica através do acendimento de dois leds , de cores diferentes , sob qual potencial ( positivo ou negativo) se encontra determinado ponto em teste.
A utilização é  feita da seguinte forma :
1. Conecta-se as garras jacaré nos pólos positivo e negativo da bateria.  Neste momento o led  de alto brilho acenderá , gerando uma iluminação na direção do local a ser analisado. Não é preciso se preocupar com a polaridade  dos cabos ,pois a ponte retificadora do circuito impede qualquer dano ao circuito. 
2. Encostando a ponta de teste (use uma agulha como ponta de prova ) no ponto em teste ,o led vermelho acenderá quando este ponto  for positivo e o  led verde  acenderá quando o ponto de teste for negativo.









   Uma embalagem de remédios em forma cilíndrica pode ser utilizada para acondicionar o circuito, lembre-se apenas de  colocar o led branco apontado na direção da ponta de prova  (  será que precisava escrever isto? ).

  Finalmente , cabe informar que o circuito está dimensionado para circuitos elétricos de 12V . Se quiser utilizar em 24V basta aumentar o valor dos três resistores para 2K2 .
  Pensando bem , esta é uma boa idéia. Se utilizar todos os leds de alto brilho nem se nota a diferença em 12V.











sábado, 21 de maio de 2016

Um Simples Controle Remoto Infravermelho

   Este é um circuito bem interessante ,pois  tem uma infinidade de aplicações práticas. 
   Através de qualquer controle remoto , não importando qual o tipo ou modelo , podemos  ligar ou desligar lâmpadas, acionar equipamentos , abrir portas,  portões e muitos outros usos. 
  O circuito é bem simples  e com funcionamento perfeito.  O único detalhe que pode oferecer dificuldades  é em relação ao sensor de infravermelho , já que  existem vários modelos no comércio e normalmente com  a disposição dos pinos diferentes entre si. 
 
   Veja que foram utilizados dois relés : a função do segundo é proporcionar um acionamento biestável. Ou seja com um comando recebido, liga-se o equipamento controlado e com  o toque seguinte desliga-se.









 Abaixo o modelo do sensor que utilizei . Se comprar outro modelo  , procure identificar os terminais  e se for retirado de algum  equipamento fora de uso, fica mais fácil pois é só  verificar como estava conectado na placa antiga.

Atualização

    Havia um erro nas trilhas da  placa antiga , e tinha duas versões postadas .Agora está com a versão corrigida para  evitar confusões .



segunda-feira, 16 de maio de 2016

Eficiente Carregador de Baterias

  Para  aqueles momentos  em que se necessita carregar uma bateria automotiva , seja  em casa ou outro local ( como uma fazenda,  por exemplo ), este projeto torna-se uma boa solução.  
  A corrente de carga fica em torno de 2A , bem aceitável para uma  carga lenta , o que ajuda a aumentar a durabilidade  da bateria. Esta corrente é constante não importando o quanto a bateria esteja descarregada.  A tensão de saída , por outro lado , vai subindo à medida que a bateria vai  se carregando.
    Ao se conectar uma bateria descarregada ( menos de 12V) aos terminais do carregador, o circuito comparador  formado pelo AO 741 detecta a tensão baixa e  aciona o relé permitindo o funcionamento da fonte de corrente constante formada por Q1 e Q2. Assim a bateria entra em processo de carga .
    Quando a tensão entre os bornes da bateria alcança cerca de  14V o comparador desliga  o relé cortando a alimentação do carregador, desta forma protegendo a bateria contra excesso de tensão e economizando também energia elétrica.




   O ajuste é feito conectando uma fonte de tensão que forneça entre 13,8V e 14 V   na saída do carregador.   Então deve-se regular o trimpot até que o relé desligue. 
   Devido à histerese, o AO só voltará a ligar o relé quando a tensão cair para cerca de 12 V. Isto impede que o relé fique ligando e desligando seguidamente . Esta tensão pode ser  ligeiramente modificada com a troca do resistor de realimentação ( R5 de 27K).
 O circuito é à prova de curtos , já que mesmo juntando os terminais de saída a corrente permanecerá constante , mas será danificado se for ligada a bateria na saída com os terminais invertidos.