Existem diversas maneiras de ligar/desligar dispositivos por controle remoto. Independente de como isto é feito , seja por som , ultrassom, IR , RF ou qualquer outro meio , todos sofrem com o problema da distância. Em sistemas baseados na luz visível , é indispensável até a existência de linha de visada entre transmissor e receptor.
Existe um meio , entretanto, que pode ser utilizado e, virtualmente não possui limites de distância . Trata-se do telefone. Proponho aqui um sistema de acionamento remoto utilizando a infraestrutura da rede de telefonia . Com um simples telefonema podemos ativar ou desativar alarmes, ligar o ar condicionado ou acender as luzes de casa.
Simplesmente ligamos para o número e , no terceiro toque, ocorrerá o atendimento automático com o acionamento da carga. Após alguns segundos o circuito "derruba" a ligação e deixa tudo pronto para nova chamada . Para desligar a carga repetimos o mesmo processo. O número de toques antes do atendimento pode ser alterado para até nove, basta desligar a ligação do pino 4 do 4017 e conectar em outro pino de saída .
Ao se alimentar o circuito , a rede formada por C4 e R5 reseta o Ci 4017 levando a sua primeira saída ( pino 3 ) ao nível alto . A cada toque de chamada o 4017 avança uma de suas saídas em sequencia . Quando ocorrerem dois toques, a terceira saída ( pino 4 ) fica em nível alto e três situações acontecem :
O transistor Q1 aciona RL1 que coloca um resistor de carga ( R8 ) na linha e simula o atendimento. Quando isto acorrer , cessam os toques de chamada . Ao mesmo tempo o pino 13 fica alto, congelando a contagem . Enquanto isto o capacitor C3 se carrega via D4/R4 . Quando a carga atingir tensão suficiente o pino 15 fica positivado forçando o reset do 4017 e por consequência desligando RL1 . Desta forma R8 é retirado da linha e a chamada é interrompida.
O acionamento da carga fica a cargo ( esta frase ficou estranha) de RL2 , que é ligado ou desligado cada vez que o CI 4013 recebe um pulso positivo no seu pino 3 . E este pulso positivo, é claro, vem da saída do 4017. Abaixo, a pinagem deste fantástico circuito integrado:
Depois de desmontar o protótipo, percebi que faltou um detalhe importante que é uma sinalização. Afinal como saber remotamente se a carga está ligada ou não ? Basta acrescentar o circuitinho abaixo . Ele injeta um tom audível na linha, cada vez que a carga for acionada.
Como última observação é preciso dizer que, no momento de conectar o equipamento , deve-se respeitar a polaridade da linha telefônica . Por isto se o circuito se recusar a funcionar ,basta inverter as ligações da entrada de linha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário