terça-feira, 4 de outubro de 2016

Um Irritante Grilo Eletrônico

   Circuitos eletrônicos podem ter as mais diversas finalidades. Este circuito é uma prova de que nem sempre um equipamento eletrônico precisa ter um uso sério. A função dele é gerar um som similar a estridulação ( nossa!!) de um grilo.
    Escondido em um canto qualquer  , ele emitirá um som parecido com o cricrilar de um  grilo quando o local estiver na escuridão. Se a luz for acesa , imediatamente cessa o som. Quando novamente for apagada a luz, o "mardito" volta a incomodar . Trata-se de um circuito voltado para a diversão, mas serve como aprendizado ou ainda como efeito sonoro em peças de teatro, por exemplo.




    Esqueci de indicar no diagrama esquemático , mas o circuito integrado usado foi o CD 40106 . No desenho da montagem aparece corretamente o código.
   Observe o LDR que é um componente que muda a sua resistência em função da luz que incide em sua face sensível . Desta forma conseguimos que o circuito consiga identificar se a luz está acesa ou não e liberar o funcionamento dos osciladores .






  O som me pareceu bem convincente , mas se você for um especialista em grilos e não achar parecido, pode substituir R2, R3 e R4 por trimpots e ajusta-los até obter um cri-cri que lhe agrade. Pode fazer também experiencias com o buzzer,  trocando por cápsulas piezoelétricas com estas abaixo:


    Testei todas e funcionaram, somente precisará aumentar  o valor de R5 pois em algumas o som ficou muito alto ,facilitando a localização do grilo, mesmo no escuro.




















3 comentários: