segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Acionador Sem Fio Para Gerbs e Fogos De Artifício

  Outro final de ano chegando e  é preciso manter a chama da esperança de que dias melhores virão. De outra forma , com a vida moderna que temos, muitos de nós  sequer teria forças para levantar da cama.

   Se pretende dar adeus a 2021 e comemorar a chegada de 2022 com uma espetacular queima de fogos de artificio , tenha em mente que a sua segurança e a das pessoas próximas a você vem em primeiro lugar.  Sendo assim, faça este acionador remoto sem fio e tenha mais praticidade e segurança  nos disparos de fogos de artificio,  Gerbs , canhões de papel picado e coisas afins.

   Alguns vão dizer: " Pô mano, é mais fácil comprar um pronto!"

  Ora, mas aí só vai ter a alegria de usar e não a alegria de montar ! 

   Esta é uma aplicação voltada para usuários bem específicos, então não vou me ater em detalhes pirotécnicos. Suponho então , que se você chegou ate aqui é porque já tem conhecimento sobre o assunto. 



    Este não é um dispositivo para uso profissional ,  menos ainda para leigos no assunto e não me responsabilizo pelo mau uso ou uso incorreto das informações aqui prestadas.




    O transmissor está abaixo . Para maior segurança o circuito é codificado e o comando de acionamento  só será aceito pelo receptor quando  a chave "armar" estiver ligada.

  

 

 

 O receptor é um pouco mais  complexo, mas apenas o necessário . Não passa de uma aplicação simples do Datasheet dos circuitos integrados HT 12 ( finais D e E  ) acionando relés , apenas foi acrescentado o transistor Q5 para evitar o disparo dos relés sempre que for ligada a alimentação .


 




   O circuito receptor precisa de  no mínimo 7 V para funcionar corretamente . Portanto os Skibs devem ser capazes de acionar com esta tensão . Não é minha especialidade, mas creio que não deve haver problemas nesta parte.





    O alcance depende de vários fatores  sendo o principal a qualidade dos módulos de RF e a utilização de uma antena correta. Utilizando os módulos de baixo custo acoplados à antenas tipo helicoidal , um alcance  30m  é garantido.   Você consegue comprar um kit contendo os 02 integrados + 02 módulos de RF  facilmente pela Internet.






    Depois de tudo pronto, instale 1 led com resistor de 2K2  em cada uma das 4 saídas do receptor ( atenção à polaridade dos leds)  . Agora ligue o receptor,  afaste-se e acione a chave armar no transmissor . A partir daí,  cada botão acionado no transmissor deverá acionar o led indicador correspondente no receptor e também o led ligado na sua respectiva saída.  Faça e refaça todos os testes necessários até dominar o uso do equipamento e constatar que tudo está funcionando como deve.  Somente após este procedimento conecte os skibs nas saídas.
  
   

   Vamos lá,  se correr dá tempo de usar ainda este ano. 



sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Indicador De Direção Do Vento

   Antigamente quando o homem queria saber em qual direção  o vento estava soprando, ou ele jogava uma porção de grama  pra cima  ou  levantava o dedo molhado com saliva ( o indicador por favor ) , sentindo  qual lado do dedo ficava mais frio. Atualmente existem equipamentos bastante sofisticados capazes de fazer esta função , com a vantagem de possibilitar  a medida de diversas outras  grandezas em tempo real e ainda com a possibilidade de utilização  de confiáveis sistemas de telemetria .

    Existem alguns tipos  diferentes de indicadores,  sendo que os mais conhecidos pelo cidadão comum  são os indicadores de superfície ( birutas ) e os indicadores tipo cata-vento , geralmente  instalados em telhados  e que algumas vezes também possuem uma função decorativa bastante interessante , como aqueles modelos que tem um galo em cima de uma seta , sabe qual é ?

  A denominação dos ventos é feita a partir da direção de onde eles sopram, assim um vento norte sopra da direção Norte para a direção Sul , um vento leste sopra de Leste para Oeste e assim por diante .  A direção então é determinada pelo ponto cardeal  ou colateral de onde o vento chega .  Dito isto, podemos fazer um circuito  simples capaz de indicar através de leds, qual a posição de onde sopra o vento com relativa precisão.  A ideia é a seguinte: fixamos um imã em uma haste giratória mecanicamente acoplada ao cata-vento e quando ele girar indicando a direção do vento, o imã acionará  individualmente interruptores magnéticos (reed switch ), cada um   correspondente a um ponto de orientação. Estes interruptores, quando fecham,  atuam como botões de acionamento de uma chave sequencial baseada no versátil 4017.  


  O transistor Q1 e componentes adjacentes formam o gerador de clock  do circuito. Em condições normais o pino 13 do 4017 está em nível alto via resistor R3 e com isto a contagem de pulsos é ignorada.  Quando qualquer reed é acionado a contagem é liberada até que chegue um pulso positivo no pino onde está conectado este mesmo reed. Neste momento como esta saída vai a nível alto , novamente  o pino 13 é positivado , congelando a contagem. Em cada saída existe um led que indicará qual saída está ativada e por conseguinte qual a posição do cata-vento neste instante.
  
     Não tem pra onde correr , apesar do circuito eletrônico ser relativamente simples,  será preciso uma certa dose de habilidade para montar o conjunto mecânico 





                                     Sugestão  de placa para o circuito indicador propriamente dito
                                                     

                                                    







                               Base para fixação dos interruptores magnéticos nas posições corretas
                                                                                                         
                      


            

Visto de lado               


                                         
                              













   

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Backup Para Lâmpada Piloto Predial

    Provavelmente você já observou  que todos os prédios , torres de antenas e demais  estruturas de elevada altitude possuem uma iluminação sinalizadora no seu topo.  Essas luzes são obrigatórias por Lei e  tem como finalidade informar a presença de obstáculos que possam causar acidentes sob condições de baixa visibilidade para a navegação aérea. É de fato um equipamento  muito importante para as edificações. Não é raro que a lâmpada "queime" e manutenções esporádicas certamente serão  necessárias .O caso é que às vezes podem se passar  dias antes que seja notada a ausência da sinalização , tornando óbvia a falta de segurança, além da possível  multa que pode ser aplicada pelos órgãos fiscalizadores. Com o circuito mostrado abaixo , quando ocorrer danos na lâmpada piloto principal, automaticamente acenderá uma  segunda lâmpada impedindo a interrupção do serviço.   Este circuito pode não impedir que o sistema seja  totalmente infalível, mas seguramente as manutenções cairão no mínimo pela metade.


 
 
 

    Importante são as características do transformador que deve ter a sua corrente determinada em função da potência da lâmpada principal. Para lâmpadas de baixo consumo, um secundário de 500mA é suficiente . Para maiores potências , a corrente de secundário deve ser proporcionalmente maior.
  A instalação deve ser feita por uma pessoa qualificada, já que trabalhos em altura oferecem grande risco ao instalador  e necessitam de EPI adequada.


   

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Um Labirinto Eletrônico Diferente

    No jogo do  labirinto eletrônico o objetivo é  levar uma argola de metal de um ponto a outro, passando por um labirinto, também  de metal , sem encostar .  Quando a argola encosta no labirinto  é contabilizada uma falta e um  circuito eletrônico detecta esta situação fazendo a indicação através de sinais sonoros e luminosos . As penalidades para os jogadores faltosos são definidas   antes do inicio do jogo e podem variar bastante . Existem diversas versões do jogo , todas com o mesmo objetivo,  sendo que algumas acionam sirenes, outras dão choque, outros tem contagem de faltas , entretanto a quase totalidade delas possui ligação física via cabo entre a argola e o circuito em si , o que pode ser bem incômodo. Proponho uma solução diferenciada em relação aos circuitos normalmente  adotados.  Observe:

 

   Normalmente quando a argola encosta no labirinto, o laço se fecha e ocorre a passagem de corrente elétrica ativando o restante do circuito. Neste caso temos um sensor capacitivo de toque baseado em um oscilador transistorizado. Este oscilador em funcionamento normal  mantém Q1 conduzindo de forma a inibir a condução de Q2 , resultando em silêncio no buzzer e led apagado.

   Quando a mão do jogador segura a argola metálica , ela ( a argola) começa a " fazer parte do corpo " dele e ao entrar em contato com o caminho do labirinto ( que por sua vez está conectado ao oscilador ) faz com que a oscilação pare , cortando Q1 e liberando Q2 para conduzir. Com o transistor Q2 conduzindo , led e buzzer serão acionados.  Resumindo, não será preciso cabeamento entre a argola e o caminho sinuoso já que o corpo fará esta parte.



Sugestões de placa:


 

    O  micro choque de 1000 uH é comprado pronto e não deve ser problema.


     Antes do uso é preciso um pequeno ajuste em P1, mas é simples. Ajuste até que obtenha o comportamento adequado, ou seja, em condições normais fique  o led apagado  e quando tocar no labirinto o led acenda e o buzzer alarme.




Campainha Sem Fio

    Aproveitando a mesma essência do Post anterior e também praticamente o mesmo diagrama esquemático  ( acreditem, desenhar estes esquemas dá trabalho e requer tempo ) aqui vai uma sugestão de campainha sem fio muito simples. Infelizmente como o sistema não é codificado, podem ocorrer falsos disparos quando alguém utilizar controles de portão ou mesmo outras campainhas sem fio nas proximidades . Analise se este será um problema.

   De qualquer forma, as versões comerciais possuem mais funcionalidades e certamente melhor desempenho, mas esta aqui  te dará o prazer de espalhar para amigos e familiares que foi você quem fez , com suas próprias mãos.  O alcance depende de muitos fatores , mas não deverá ficar muito longe dos sistemas comerciais.




    Um cuidado maior deve ser dispensado no acondicionamento do circuito transmissor já que , via de regra, ele ficará exposto ao tempo, estando sujeito a problemas como  oxidações e vandalismo.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Um Simples Alarme Sem Fio

    Talvez você já tenha passado pela péssima experiência de ter acordado e ver que algum elemento invadiu sua propriedade e levou algum bem seu conseguido com muito custo. Construa este circuito  e durma  tranquilo ( relativamente ) enquanto ele vigia seu patrimônio, informando através de um sinal sonoro se foi aberto um dos sensores instalados em locais estratégicos. Não que você deva sair por aí atirando em todo mundo que entrar no seu quintal, mas pelo menos terá tempo pra verificar o que acontece e, se necessário, tomar alguma providência. E para melhorar ainda mais, ele não utiliza fios entre o sensor e  o sistema de aviso sonoro , o que facilita grandemente a instalação onde a passagem de cabos seja problemática. E a cereja do bolo : não utiliza microcontroladores ou circuitos integrados específicos.

  Aqui a etapa sensora e transmissora em toda a sua simplicidade.
 
 
 
 E aqui o circuito receptor , não muito mais complexo.

 
E estes, exatamente os módulos RF utilizados :



   O sensor pode ser de qualquer tipo  normalmente fechado como   push buttons,  reed switches, chaves fim de curso, sensores de inclinação ou mesmo um fio fino fazendo uma volta no objeto protegido e dando curto nos pontos do sensor. O importante é que, quando ocorrer qualquer tipo de violação , o ponto se abra , interrompendo  o  aterramento  no gate do 2N5064.  Neste momento o transmissor é  liberado para enviar um sinal que será captado e tratado pelo circuito receptor. 


                                   Exemplo de instalação com sensor tipo magnético

 Se quiser acionar um  alarme mais potente ou qualquer outro equipamento , troque o buzzer por um relé adequado como mostrado abaixo.


  Agora falando sério, uma última e importante informação : 

  Este é um circuito didático , sem pretensões para uso profissional. Pode estar sujeito a falhas e/ou disparos erráticos, já que não usa sistemas codificados. Eventualmente transmissores próximos que operem na mesma frequência poderão disparar o alarme.   Então não confie somente nele para sua proteção ou de seus familiares, ok?


quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

3 W com 3 componentes

 Precisando de um amplificador de baixa potência ( até uns 3 W ) para usos que nem imagino no momento? Veja esta solução ultra mega simples que utiliza apenas 3 componentes se não considerar o alto falante. Ela é baseada no TDA7056, um amplificador mono em configuração ponte (BTL) com controle de volume DC , o que permite a facilidade de não se utilizar obrigatoriamente cabos blindados na conexão ao potenciômetro. 


   A simplicidade é tamanha que sequer é preciso utilizar placa de circuito impresso . E se quiser usar também, ela será igualmente simples.  Apesar disso tudo , não se descuide da fonte que deve ser bem filtrada. 
    Abaixo a cara do cidadão  com a identificação dos terminais.


domingo, 12 de dezembro de 2021

Uma Simples Lâmpada De Emergência

   Um dispositivo de segurança extremamente importante é a luz de emergência. Os motivos são óbvios e acho desnecessário repeti-los.   Independente da necessidade ou não, existem diversas formas de se implementar um circuito deste tipo , e seguramente aqui está uma das  mais simples soluções possíveis.  


  Para simplificar o circuito o máximo possível , não foi previsto um sistema de carga para a bateria . Caberá a você verificar , só de vez em quando, a quantas anda a saúde dela.




   

Flasher De Baixo Consumo



  Eficiência energética é  palavra  chave nos tempos modernos . Desta forma circuitos que proporcionam um consumo o mais baixo possível , são bastante interessantes em aplicações que precisem ser alimentadas à pilhas ou baterias.  O circuito abaixo é um sinalizador com led  de baixa frequência ( aprox.  0,25 Hz)  , podendo ser utilizado em algumas situações onde seja necessário um consumo reduzido de energia. Para melhor efeito, utilizar led de alto brilho.

 

 

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Sinal De Largada Para Autorama

   Existem coisas que marcam época para gerações inteiras. Este é o caso do clássico Autorama , um tipo de modelismo que reproduz em escala reduzida, veículos em pistas de corridas . Para se ter ideia do nível de adeptos , basta dizer que existem até as versões profissionais  onde são disputadas corridas com competidores de vários países. Fantástico. 

  Aqui um circuito para acrescentar mais realismo para suas competições. Trata-se do icônico sinal de largada  , iguais àqueles usados nas corridas de fórmula1. Temos 5 luzes que vão acendendo em sequencia e quando todas estiverem acesas , haverá uma pequena pausa e então todas elas se apagam sinalizando o inicio da prova.  


 O circuito é um clássico sequenciador de leds  baseado nos "companheiros" 555 e 4017. Apenas foi modificada a ligação dos leds nas saídas do 4017 de forma a obter o efeito desejado.