Antigamente quando o homem queria saber em qual direção o vento estava soprando, ou ele jogava uma porção de grama pra cima ou levantava o dedo molhado com saliva ( o indicador por favor ) , sentindo qual lado do dedo ficava mais frio. Atualmente existem equipamentos bastante sofisticados capazes de fazer esta função , com a vantagem de possibilitar a medida de diversas outras grandezas em tempo real e ainda com a possibilidade de utilização de confiáveis sistemas de telemetria .
Existem alguns tipos diferentes de indicadores, sendo que os mais conhecidos pelo cidadão comum são os indicadores de superfície ( birutas ) e os indicadores tipo cata-vento , geralmente instalados em telhados e que algumas vezes também possuem uma função decorativa bastante interessante , como aqueles modelos que tem um galo em cima de uma seta , sabe qual é ?
A denominação dos ventos é feita a partir da direção de onde eles sopram, assim um vento norte sopra da direção Norte para a direção Sul , um vento leste sopra de Leste para Oeste e assim por diante . A direção então é determinada pelo ponto cardeal ou colateral de onde o vento chega . Dito isto, podemos fazer um circuito simples capaz de indicar através de leds, qual a posição de onde sopra o vento com relativa precisão. A ideia é a seguinte: fixamos um imã em uma haste giratória mecanicamente acoplada ao cata-vento e quando ele girar indicando a direção do vento, o imã acionará individualmente interruptores magnéticos (reed switch ), cada um correspondente a um ponto de orientação. Estes interruptores, quando fecham, atuam como botões de acionamento de uma chave sequencial baseada no versátil 4017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário