sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Um Labirinto Eletrônico Diferente

    No jogo do  labirinto eletrônico o objetivo é  levar uma argola de metal de um ponto a outro, passando por um labirinto, também  de metal , sem encostar .  Quando a argola encosta no labirinto  é contabilizada uma falta e um  circuito eletrônico detecta esta situação fazendo a indicação através de sinais sonoros e luminosos . As penalidades para os jogadores faltosos são definidas   antes do inicio do jogo e podem variar bastante . Existem diversas versões do jogo , todas com o mesmo objetivo,  sendo que algumas acionam sirenes, outras dão choque, outros tem contagem de faltas , entretanto a quase totalidade delas possui ligação física via cabo entre a argola e o circuito em si , o que pode ser bem incômodo. Proponho uma solução diferenciada em relação aos circuitos normalmente  adotados.  Observe:

 

   Normalmente quando a argola encosta no labirinto, o laço se fecha e ocorre a passagem de corrente elétrica ativando o restante do circuito. Neste caso temos um sensor capacitivo de toque baseado em um oscilador transistorizado. Este oscilador em funcionamento normal  mantém Q1 conduzindo de forma a inibir a condução de Q2 , resultando em silêncio no buzzer e led apagado.

   Quando a mão do jogador segura a argola metálica , ela ( a argola) começa a " fazer parte do corpo " dele e ao entrar em contato com o caminho do labirinto ( que por sua vez está conectado ao oscilador ) faz com que a oscilação pare , cortando Q1 e liberando Q2 para conduzir. Com o transistor Q2 conduzindo , led e buzzer serão acionados.  Resumindo, não será preciso cabeamento entre a argola e o caminho sinuoso já que o corpo fará esta parte.



Sugestões de placa:


 

    O  micro choque de 1000 uH é comprado pronto e não deve ser problema.


     Antes do uso é preciso um pequeno ajuste em P1, mas é simples. Ajuste até que obtenha o comportamento adequado, ou seja, em condições normais fique  o led apagado  e quando tocar no labirinto o led acenda e o buzzer alarme.




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