Já imaginou abrir a porta de casa com um gadget tipo pendrive? Pode não ser a solução mais perfeita, mais segura , mais elegante, mais sofisticada ou mais bonita , mas diferente acho que é.
Utilizando um transistor comum dentro de um case tipo pendrive, você dispensa a chave e quando quiser abrir a porta é só espetar na porta USB do circuito de comando. Pronto, o solenoide da tranca aciona, liberando a entrada.
O que temos aqui é um oscilador a cristal de quartzo que permanece inativo enquanto estiver faltando o transistor responsável pela oscilação. Assim que for inserido através do conector USB , o transistor passa a fazer parte do circuito e o oscilador começa a funcionar. O segundo transistor atua na parte da detecção do sinal oscilante e acionamento do relé.
Se for realizar a montagem identifique cuidadosamente a pinagem dos conectores USB que for utilizar porque eles podem ser diferentes . Ligações com a pinagem errada não vai danificar nada, mas obviamente também não vai funcionar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário