As luzes externas dos aviões possuem um papel fundamental na operação da aeronave, já que através delas são feitas as sinalizações visando a segurança de tudo e de todos os envolvidos. Existem diversas luzes em posições estratégicas , cada uma com uma função sinalizadora específica. Do ponto de vista do aeromodelismo a função das luzes no quesito segurança não é necessária, mas é importante quando se deseja um maior realismo.
Se você gosta ou trabalha com aeromodelismo, considere este circuito . Ele simula em pequena escala, as piscadas das luzes brancas que ficam na ponta das asas dos aviões (as chamadas strobe lights). Com os valores mostrados , serão três flashes rápidos, 1 segundo de pausa e o ciclo se repete indefinidamente. Salvo engano, este é o padrão da Airbus.
Alterações no padrão podem ser feitas com a mudança nos valores dos resistores marcados com asterisco. Mudanças nos capacitores também podem ser tentadas. Evite utilizar capacitores eletrolíticos nesta função para que os tempos fiquem mais precisos e diminuam as chances de ocorrerem alterações nas piscadas ao longo do tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário