Seria possível a utilização de um módulo de ultrassom em um circuito prático sem o uso de microcontroladores ? A resposta é sim , apesar do uso se restringir bastante. Para fins didáticos e projetos onde a única necessidade seja detectar algum objeto próximo, aqui vai um exemplo .
De fato, apesar das limitações, este circuito é capaz de acionar alarmes, detectar obstáculos em aplicações de robótica e funcionar como sensor em automatismos vários.
O sensor utilizado foi exatamente este abaixo:
Este módulo possui emissor e receptor de ultrassons integrados na mesma placa e desta forma ele pode enviar e receber ondas ultrassônicas . No nosso circuito injetamos pulsos de onda quadrada no pino "Trigger " do módulo. Assim serão enviados sinais ultrassônicos através do transdutor emissor . Estes sinais refletem no objeto que estiver na frente do módulo e retornam chegando novamente ao receptor que assim os detecta. Dependendo da distância que o objeto esteja do módulo, o sinal ultrassônico chegará mais rápido ou menos rápido e isso é indicado na saída do pino Echo que apresentará um sinal com um ciclo variável.
Para efeito de simplificação só nos interessa saber o momento em que o pino Echo muda de estado , não importando o tipo do sinal . Neste momento o pino 4 do ci 4093 também muda de estado ativando o led do acoplador óptico , que por sua vez aciona o transistor Q1. Agora,se não houver problemas, o relé será acionado. O capacitor em paralelo com a bobina do relé serve para evitar trepidações no acionamento.
ola, me passa seu contato por favor.
ResponderExcluir