quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Usando Sensor de Ultrassom sem Arduíno


  Seria possível a utilização de um módulo de ultrassom em um circuito prático sem o uso de microcontroladores ? A resposta é sim , apesar do uso se restringir bastante. Para fins didáticos e projetos onde a única necessidade seja detectar algum objeto próximo, aqui vai um exemplo .

  De fato, apesar das limitações, este circuito é capaz de acionar alarmes, detectar obstáculos em aplicações de robótica e funcionar como sensor em automatismos vários.





   Em testes o alcance chegou a 50cm sem problemas.  Acima disto ocorreram instabilidades . Alterações em R2 e C2 podem eventualmente melhorar este aspecto.


   O sensor utilizado foi exatamente este abaixo:



   Este módulo possui emissor e receptor de ultrassons integrados na mesma placa e desta forma ele pode enviar e receber ondas ultrassônicas . No nosso circuito injetamos pulsos de onda quadrada no pino "Trigger " do módulo. Assim  serão enviados sinais ultrassônicos através do transdutor emissor . Estes sinais refletem no objeto que estiver na frente do módulo e retornam chegando novamente ao receptor que assim os detecta.  Dependendo da distância que o objeto  esteja do módulo, o sinal ultrassônico chegará mais rápido ou menos rápido e isso é indicado na saída do pino Echo que apresentará um sinal com um ciclo variável.
   Para efeito de simplificação só nos interessa saber o momento em que o pino Echo muda de estado , não importando o tipo do sinal . Neste momento o pino 4 do ci  4093 também muda de estado ativando o led do acoplador óptico , que por sua vez aciona o transistor Q1.  Agora,se não houver problemas, o relé será acionado. O capacitor em paralelo com a bobina do relé serve para evitar trepidações no acionamento.









sábado, 13 de agosto de 2022

Strobe Lights Para Aeromodelo

   As luzes externas dos aviões possuem um papel fundamental na operação da aeronave, já que através delas são feitas as sinalizações visando a segurança de tudo e de todos os envolvidos. Existem diversas luzes em posições estratégicas ,  cada uma com uma função sinalizadora específica. Do ponto de vista do aeromodelismo a função das luzes no quesito  segurança não é necessária, mas é importante quando se deseja um maior realismo.

    Se você  gosta ou trabalha com aeromodelismo, considere este circuito . Ele simula em pequena escala, as piscadas  das luzes brancas que ficam na ponta das asas dos aviões (as chamadas strobe lights).    Com os valores mostrados , serão três flashes rápidos,  1 segundo de pausa e o ciclo se repete indefinidamente. Salvo engano, este é o padrão da Airbus.

 

  

 

  Alterações no padrão podem ser feitas com a mudança nos valores dos resistores marcados com asterisco. Mudanças nos capacitores também podem ser tentadas. Evite utilizar capacitores eletrolíticos nesta função para que os tempos fiquem mais precisos e diminuam as chances de ocorrerem alterações nas piscadas ao longo do tempo.