Olá, visitante! Hoje vou mostrar uma maneira prática de abrir e fechar o portão da garagem utilizando o farol da sua moto ou carro. Embora essa ideia já exista no mercado a anos , vou mostrar uma solução barata e fácil de implementar.
O sistema utiliza a energia da bateria do próprio veículo, dispensando o uso de baterias externas no controle remoto, o que elimina a necessidade de trocas frequentes.
Nesse caso, o farol alto do veículo atua como um ativador para o portão. Para abrir o portão, basta acionar o farol alto, o que energiza o controle e envia o sinal para o motor do portão. Isso permite que o motorista abra o portão sem precisar tirar as mãos do volante, aumentando a segurança e o controle durante a operação.
Infelizmente, a simplicidade do sistema exige uma pequena adaptação no controle remoto. Mas não se preocupe, é algo simples: basta fazer um curto-circuito no botão de acionamento, soldando um fio. Assim, quando o controle for alimentado através do nosso circuito , ele começará a transmitir automaticamente por um tempo determinado . Veja o exemplo abaixo:
Trata-se de um circuito temporizador simples. Quando o farol está desligado, o circuito permanece inativo..
Ao acionar o farol, o circuito é ativado, e como o capacitor C1 está descarregado, o transistor Q1 liga acionando o controle remoto. Após alguns segundos, C1 adquire carga suficiente para interromper a condução do transistor, desligando o circuito do controle remoto. Assim, mesmo com o farol ligado de forma contínua, o controle só será acionado por poucos segundos.
Para reativar o sistema, é necessário desligar e ligar o farol novamente, reiniciando o ciclo. Três diodos são usados para reduzir a tensão aplicada ao controle remoto, que funciona a 12V, enquanto a tensão sobre a bateria do veículo em funcionamento é de aproximadamente 13,8V.
O circuito será ligado em paralelo ao farol alto de maneira simples e eficiente.
Para a instalação, primeiro desconecte o soquete do farol. Usando um multímetro, identifique o fio que fornece 12V quando o farol alto está ligado. Conecte o fio vermelho a esse ponto. Conecte o fio preto ao chassi do veículo. Reconecte o soquete no farol. Pronto, o sistema estará instalado
Caso tenha dúvidas ou não se sinta seguro com o procedimento, procure um eletricista especializado em automóveis.
Se não funcionar, verifique se seu veículo é compatível . Modelos modernos possuem circuitos inteligentes que podem não aceitar adaptações no farol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário