O transistor unijunção (também chamado de UJT - Unijunction Transistor) ou TUJ, é um dispositivo semicondutor utilizado principalmente em circuitos de disparo, osciladores e temporizadores.
O unijunção clássico, como o 2N2646, perdeu espaço em projetos modernos devido à maior eficiência e às funcionalidades avançadas de componentes como MOSFETs, IGBTs e circuitos integrados (CIs). No entanto, ele ainda se destaca como uma ferramenta valiosa para o ensino de conceitos fundamentais de eletrônica de potência e controle, além de possivelmente manter aplicação em projetos específicos. Eu, particularmente, utilizei esse componente com frequência durante meu envolvimento com Excitatrizes Estáticas .
O TUJ possui apenas uma junção (daí o nome unijunção), diferente dos transistores comuns (como o NPN ou PNP, que têm duas junções). Ele tem três terminais: B1, B2 (base 1 e base 2) e o emissor (E). A estrutura é semelhante a uma barra de material semicondutor com um terminal de emissor injetando corrente.
A tensão entre o emissor e B1 controla a condução. Em repouso, o UJT não conduz corrente entre o emissor (E) e a base (B1 e B2). Quando a tensão no emissor (E) atinge um certo valor chamado de tensão de disparo (Vp), a junção fica conduzindo e permite que a corrente flua. Assim que ele entra em condução, a resistência interna do UJT cai bruscamente, facilitando a passagem de corrente entre o emissor e a base B1. Essa condução se mantém até que a corrente no emissor diminua abaixo de um valor crítico. Depois disso, o UJT desliga.
Funciona mais ou menos assim : O capacitor começa a carregar através do resistor R1 . Quando a tensão no emissor do TUJ atinge um nível específico, o TUJ "dispara". O TUJ conduz rapidamente, descarregando o capacitor através do TUJ. Isso causa uma queda abrupta na tensão do capacitor. Após a descarga, o capacitor começa a carregar novamente, e o ciclo de disparo e descarga se repete, gerando uma onda ou pulso.
Atualmente, é um componente caro, difícil de encontrar e, quando disponível, está sujeito a falsificações. Então, por que não criar o seu próprio transistor unijunção? Claro, esse título é apenas uma forma de atrair leitores, pois, na realidade, o que vamos fazer é uma configuração alternativa que oferece o mesmo comportamento de um TUJ.
1 - Pisca led
O primeiro circuito é o clássico pisca led. Altere o resistor de 4M7 e/ou capacitor para variar as piscadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário