O triângulo de sinalização, obrigatório para veículos automotores, é definido como um "dispositivo de sinalização luminosa ou refletora de emergência, independente do sistema de iluminação do veículo", conforme a Resolução nº 014/98 do Contran. Embora não esteja claro para mim se alterações nesse equipamento são permitidas, a adição deste circuito pode torná-lo significativamente mais visível à noite, aumentando a sua segurança e a de seus familiares.
O circuito tem a função de gerar pulsos luminosos que tornam o triângulo mais visível em condições de baixa iluminação. Para facilitar a instalação, foi utilizada uma fita de LEDs autoadesiva, embora seja possível usar lâmpadas, caso prefira. Se usar lâmpadas provavelmente precisará trocar o TIP 41 por um transistor de maior potência.
O oscilador ( R1, C1 e Q1) é do tipo que você provavelmente já viu inúmeras vezes na internet. Porém, fique atento: nem todos os transistores vão funcionar nesta configuração . Esse é o preço da simplicidade...
Considerei adicionar um LDR para que o circuito acionasse apenas no escuro, mas acabei achando desnecessário.
Não se esqueça que o triângulo de sinalização deve ser colocado no mínimo a 30 metros da traseira do veículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário