A maioria dos visitantes deste blog devem conhecer o diodo zener. Um diodo zener é um tipo especial de diodo projetado para operar em inversão (polarização reversa) e manter uma tensão praticamente constante nos seus terminais quando a corrente ultrapassa um certo valor.
Uma característica interessante do zener é que , quando precisar, nunca vai ter o valor que precisa no seu estoque :) .
Isto é facilmente resolvido com o próximo circuito:
O circuito funciona como se fosse um componente de dois terminais, parecido com um diodo zener.
Quando aplicamos a tensão com a polaridade correta, os dois transistores permanecem desligados até que a tensão no divisor resistivo (formado pelo resistor de 1 kΩ e pelo potenciômetro) seja suficiente para ativar a junção base-emissor do BC327. Um ajuste no trimpot permite variar esta tensão.
Quando a tensão for suficiente , o BC327 começa a conduzir e gera uma corrente em seu coletor. Essa corrente que sai do coletor vai polarizar o resistor de 1k e também a junção base-emissor do transistor BC337. À medida que a base de T2 recebe mais polarização direta, ele conduz cada vez mais, permitindo uma corrente maior entre seu emissor e coletor.
Como o emissor e o coletor do transistor BC337 estão ligados diretamente aos dois terminais do circuito, quando a tensão aumenta a corrente pelo circuito também cresce. Esse aumento de corrente faz com que a tensão nos terminais caia, equilibrando o sistema. Dessa forma, se a tensão aplicada tentar subir, o circuito atua automaticamente para reduzi-la. Olha que interessante : temos um circuito que atua como um diodo zener!
Agora é só calcular o resistor Rz como você faria para um zener comum. Para não exceder a potência dos transistores e evitar aquecimentos, considere como um zener de 500mW.



Nenhum comentário:
Postar um comentário